logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Verão: municípios correm risco de epidemia da Dengue

O Verão é a estação do ano considerada de maior risco para o aumento de casos de dengue, em razão da proliferação do mosquito Aedes aegypti. Com a chegada da estação, aumenta a possibilidade de risco e transmissão, o que requer da população cuidados redobrados para a eliminação de criadouros do mosquito, é o que alerta a coordenadora do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sidney Sá, em entrevista à Agência de Notícias Alese e à Tv Alese. Segundo o Levantamento Rápido de Índice (LIRA), os municípios de Carira, Simão Dias, e Itabaianinha, estão em estado de risco médio.

Medidas de controle

O Aedes aegypti causa três doenças: Dengue, Zika e Chikungunya, que são adquiridas através da picada do mosquito. Segundo Sidney, a única forma de evitar as três doenças é com o combate do mosquito, através da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas.
“Nesse período do verão, principalmente no Nordeste, com as altas temperaturas e a ocorrência de chuvas nesse período, a população do Aedes aegypti é crescente. A epidemiologia da doença mostra que esse número é maior, por maior número também do vetor. Ele só está fazendo o papel dele, o mosquito está agindo dentro da cadeia dele no Meio Ambiente. Nós, seres humanos, a população, é que temos que contribuir para que ele não faça esses estragos todo”, analisa Sidney Sá.
Ressalta a coordenadora, cuidados básicos, domésticos, no dia a dia, dentro de casa. “Cuidar das lavanderias, as lavar, colocar areia nos pratinhos das plantas, e tantos outros lugares que se armazena a água, é essencial para combater a dengue”, explica.

Municípios em risco
O Levantamento Rápido de Índice (LIRA) – diagnóstico realizado de dois em dois meses – acusou que os municípios de Carira, Simão Dias, e Itabaianinha, estão em estado de risco médio. “De médio para alto é um grande risco. Precisamos que cada gestor municipal chame suas equipes para intensificar esse trabalho. Para que nos meses do Verão, de janeiro a março, a gente trabalhe a prevenção, e assim não tenhamos problemas com a proliferação dos mosquitos”, alerta a coordenadora.

Força tarefa
Sidney salienta que o número de 50 agentes contratados pelo Governo do Estado, que visitam diariamente esses municípios que estão sinalizando risco de epidemia. “São agentes que vão dar uma contribuição, chamados de Brigada Intineirante. Além disso temos os carros fumacê, além de todo o material educativo fornecidos para os 75 municípios. Também temos na página do site da secretaria, o boletim epidemiológico. Com acesso livre, a população pode conferir a situação de cada município.
“Muita coisa precisa melhorar. Sem a contribuição da população a gente não vai conseguir. Podemos ter um exercito de ações, mas sem a participação da população para esse fim, não conseguiremos êxito”, afirma a coordenadora.

Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo