Por Assessoria Parlamentar
Na sessão legislativa desta quinta-feira, 15, a deputada estadual Linda Brasil (Psol), líder da oposição, questionou quais são os reais avanços divulgados pelo Governo de Sergipe no que se refere ao Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A provocação da parlamentar foi feita após o Ministério da Educação (MEC), por meio de dados, mostrar que o estado somente atingiu a meta nos anos iniciais do ensino fundamental, representando 0,1 ponto a mais do que a meta estabelecida, para o primeiro ciclo do Ideb (2007-2001), enquanto não conseguiu alcançar as médias nacionais nas demais etapas de ensino.
Em sua fala, Linda denunciou que o Ideb de Sergipe ficou abaixo da média nacional nos anos iniciais (1º ao 5º), anos finais (6º ao 9º) e no ensino médio, registrando 5,4 (média nacional 6,0), 4,4 (média nacional 5,0) e 4,0 (média nacional 4,3), respectivamente. “Esses números não são novidades para quem acompanha de perto a escola pública, caros colegas deputadas e deputados. Eu estou, constantemente, nas escolas e vejo o descaso. Tem escolas em funcionamento em condições terríveis. Tenho denunciado isso aqui. Não podemos permitir que o Governo omita esses dados que retratam a realidade das escolas em nosso Sergipe. Infelizmente, é mais uma comprovação do quanto a Educação segue abandonada por essa gestão e pelas gestões dos aliados que antecederam Mentidieri”, argumentou Linda.
A deputada destacou que a melhoria na aprendizagem das alunas e alunos da rede pública estadual somente vai acontecer quando o Governo estabelecer um plano estratégico que tenha as/os alunas/os, professoras/res e demais trabalhadoras/res como prioridade em todos os sentidos.
“É preciso de investimentos adequados nos espaços escolares, valorização das profissionais que compõem a rede e estrutura digna para garantir o acesso, a permanência e o bem-estar dessas e desses estudantes. A responsabilidade da educação pública é do Governo e dos Municípios. Se os dados não vão bem, é preciso que o Estado assuma esse compromisso e encare a situação, a colocando como prioridade, mas sem mascarar os dados. Porque quando isso acontece, leva a crer de que a área não é importante e que não há nada que possa ser feito”, analisou a deputada.
O IDEB é calculado a partir dos dados do censo escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a pontuação varia de 1 a 10 e quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o IDEB. Foram avaliados componentes de Língua Portuguesa e Matemática.
Suspensão das cirurgias de endometriose em Sergipe
Ainda no grande expediente, a deputada demonstrou sua indignação com a suspensão das cirurgias de endometriose em Sergipe. “Ontem, tivemos um novo desdobramento do caso da cirurgia de endometriose em Sergipe. Atualmente, 296 mulheres aguardam essa cirurgia e só com a participação do Governo do Estado, vai ser possível retomar as cirurgias do Hospital Universitário. Então, é preciso que o Governo do estado assine o decreto, que já foi prometido, para o cofinanciamento e a contratualização deste procedimento cirúrgico”, cobrou a deputada.
Em Sergipe, só o HU realiza esse tipo de cirurgia. A deputada lembrou ainda que mesmo que o Governo assine o decreto o quanto antes, só a partir de outubro as cirurgias serão retomadas. “É preciso que o Governo tenha vontade política, por isso a pressão da sociedade é tão importante até que essa questão seja resolvida”, destacou.