logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

“Vagas anunciadas representam apenas 6% da demanda”, criticou Linda Brasil sobre concurso do magistério autorizado pelo Governo de Sergipe

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe nesta quinta-feira,11, para criticar o número de vagas anunciadas pelo Governo de Sergipe relacionadas ao concurso público da Rede Estadual de Ensino. O certame foi autorizado na última semana, com a oferta de 300 vagas para professores e formação de cadastro de reserva.

A parlamentar avalia que o quantitativo de vagas é insuficiente para o atendimento à demanda. “Dados oficiais revelam que existe um déficit de mais de 4.500 professores na rede estadual. Ou seja, o concurso não chega nem perto de corresponder à necessidade real das nossas escolas”, frisou.

Linda destacou dados do SergipePrevidência, do ano de 2017 até 2023, que revelam o registro de 2.158 aposentadorias de professores. Ela chama a atenção, ainda, para a ampliação desse número, considerando as aposentadorias de 2024 e do primeiro semestre de 2025, ainda não contabilizadas.

“As vagas abertas por aposentadorias, falecimentos e desistências são ainda maiores que as 2.158 registradas pelo SergipePrevidência. Além disso, existem hoje 2.463 professores que foram contratados de modo temporário e precário, muitos por meio de Programas de Seleção Simplificada”, reforçou a deputada.

A parlamentar se soma à reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) para que haja aumento do número de vagas e pede atenção do Ministério Público, de modo que o concurso possa suprir a real demanda educacional do Estado.

“Já são 13 anos sem concurso público para a Educação. O ensino está precarizado, os professores estão exaustos, adoecidos. Por isso, é vergonhoso o anúncio de um concurso que representa apenas cerca de 6,6% da verdadeira demanda”, declarou Linda Brasil.

 

Foto: Ascom

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo