Unale: Goretti Reis destaca evento que engloba Comissões de Saúde

18/5/2022

Por Shis Vitória/Alese

Na sessão plenária desta quarta-feira, 18, a deputada estadual Goretti Reis (PSD) destacou a realização do ‘1º Encontro das Comissões de Saúde da Amazônia Legal’, organizado pela Comissão de Saúde da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento está programado para acontecer no próximo dia 27 de maio, em Manaus.

“O que nos traz à tribuna no dia de hoje é este evento da Comissão de Saúde da Unale, da qual faço parte e fui comunicada esta semana que estou como presidente, já que atuava na vice-presidência e gostaria de convidar os parlamentares para participar da iniciativa principalmente, os que fazem parte da Comissão e dentre os membros estão o deputado Adailton Martins, Janier Mota, Maísa Mitidieri, Zezinho Sobral, Gracinha Garcez e Kitty Lima. O objetivo do encontro será debater os reajustes da tabela MAC do SUS que há anos está defasada e isso tem dificultado muito os procedimentos na saúde pública. A Unale pretende fazer essas ações de forma regionalizada, ou seja, vai ocorrer agora na região Norte, mas irá se entender também em outras regiões e é super importante estamos presente para saber que tipo de debate está sendo traçado”, disse.

Hospital Universitário

A parlamentar ainda citou a respeito da situação dos Hospital Universitário. “Faremos um encontro com gestores estaduais, gestores municipais, representantes do Ministério Público, representantes do Hospital Universitário e Hospital Santa Isabel para discutir temas importantes como contratualização, recursos, entre outros, pois precisamos encontrar caminhos na ideia de otimizar o funcionamento da saúde pública do Estado”, concluiu.

Foto: Jadilson Simões