Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese
A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), concedeu nesta terça-feira (18) ao Comandante do 28º Batalhão de Caçadores, Tenente Coronel Leandro César Pimentel Alves, o Título de Cidadão Sergipano. Natural da cidade de Fortaleza, estado do Ceará, o homenageado assumiu a missão de comandar as atividades desenvolvidas pelo Exército Brasileiro no estado de Sergipe no dia 07 de janeiro do ano passado, e desde então tem buscado estreitar laços entre a corporação pertencente às Forças Armadas, junto às instituições públicas pertencentes às esferas estaduais, federais, bem como o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), e a própria Assembleia Legislativa.
Nascido no dia 17 de janeiro de 1978, o homenageado é filho de Mário Alves Moreira e Maria Telma Pimentel Alves; marido de Nayara Najore Vieira da Silva, e pai de Ruan Vieira e Maria Clara Vieira. Em sua biografia funcional consta que oriundo do Colégio Militar de Fortaleza, ingressou no Exército Brasileiro no dia 11 de fevereiro de 1995, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército de Campinas, estado de São Paulo; foi declarado de Aspirante para Oficial da Arma de Infantaria, na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1999; congratulado com o Título de Bacharel em Ciências Militares e estudante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais no estado do Rio de Janeiro, no ano de 2008. Neste mesmo ano concluiu a especialização em Operações Militares.
O comandante coleciona cursos de especialidade militar, foi titular da Companhia de Comando e Apoio ao Comando de Fronteira, no estado do Amapá; serviu no Comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá/MT; e serviu no Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, no Macapá/AP. Entre as experiências internacionais consta que o mais novo cidadão sergipano ingressou no 1º Pelotão de Força de Paz para Suporte ao Timor Leste, e ao VII contingente Brasileiro de Força Interna da Organização das Nações Unidas (ONU), no Líbano. Ambas as missões sob a égide da ONU.
“Hoje é um daqueles dias que ficam marcados não apenas na minha memória, mas também na lembrança da minha família que bravamente me acompanha nas caminhadas desta vida. Esse título, à mim atribuído, compartilho não apenas com a minha esposa e filhos, mas também a todos os meus comandados em Sergipe que desde o início das nossas atividades neste Estado foram combatentes. Agradeço ao Poder Legislativo em nome do presidente, deputado Jeferson Andrade, que muito me honra em receber o título de Cidadão Sergipano no ano em que o 28BC completa 80 anos de atividades em Aracaju, e o Exército Brasileiro completa 375 anos de defesa à nossa Pátria. Ao povo de Sergipe, o meu muito obrigado”, declarou.
Autoria
Autor da Resolução 09/2023, publicada em 12 de abril deste ano, o presidente da Casa Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), retribuiu a postura cordial protagonizada pelo comandante homenageado. Para o parlamentar, desde o primeiro dia de atuação profissional em Sergipe, o Tenente Coronel Leandro Pimentel apresenta um perfil conciliador, democrata e de amplo amor à Pátria. O comandante também recebeu o ‘Diploma de Honra ao Mérito,’ concedido pela Alese ao Batalhão do 28 BC, (‘Batalhão Campo Grande”) pelos 80 anos de instalado na Colina 18 do Forte, em Aracaju.
“Em um momento anterior, tivemos a oportunidade de recebê-lo para uma visita de cortesia em nossa Assembleia Legislativa, e desde então seguimos construindo um relacionamento respeitoso, sempre dentro das nossas obrigações institucionais. Concordo plenamente com o homenageado: esta terça-feira é um dia especial para todos nós. Parabéns ao comandante pelo título aprovado por unanimidade e ao Exército Brasileiro que completa 375 anos nesta quarta-feira (19)”, destacou.
Presenças
Além de familiares e dezenas de oficiais militares e das Forças Armadas, a solenidade de entrega do título foi prestigiada pelos deputados Garibalde Mendonça (PDT), Luciano Pimentel (PP), Georgeo Passos (Cidadania), bem como o próprio presidente, Jeferson Andrade (PSD). A mesa de honra foi composta pelo juiz auxiliar da Alese, Fernando Clemente da Rocha; pelo reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano de Santana Filho; pelo capitão de Portos de Sergipe, Luciano Marciel Rodrigues; do comandante do Espaço Aéreo de Aracaju, Capitão Paulo Lacerda; além dos parlamentares Jeferson Andrade e Luciano Pimentel.
Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese