TRE/SE divulga grau de escolaridade dos candidatos às eleições municipais

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou o número de candidatos que requereram o registro de candidaturas e o grau de escolaridade. Em Sergipe, 5.762 candidatos às eleições municipais de 02 outubro de 2016 solicitaram o registro perante a Justiça Eleitoral. Desses, 5.302 pleiteiam vagas de vereadores; 230 de prefeito e 230, de vice-prefeito.

Segundo a assessoria de Comunicação do TRE/SE, dos 5.762 candidatos cadastrados no Estado, 2.327 possuem ensino médio completo, número que equivale a 40,3% do total. Os que possuem ensino superior completo representam 18% do total, sendo 103 candidatos a prefeito, 75 a vice e 861 candidatos a vereador. No extremo oposto 146 candidatos (2,53%) se enquadram no campo “lê e escreve”.

Quanto ao grau de escolaridade dos candidatos a cargos majoritários (prefeito e vice), o sistema eleitoral apontou que 38% possuem nível superior completo e que 0,8% apenas leem e escrevem.

Ao fazer a mesma análise no grau de escolaridade dos candidatos ao cargo de vereador, o Sistema de Registro de Candidaturas indicou que 16,2% possuem curso superior e 2,67% declararam que sabem ler e escrever.

Por Aldaci de Souza – Agência Alese de Notícias

Com informações da Ascom TRE/SE