logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Trajetória de Ilma Fontes é destacada na Alese durante homenagem aos 50 anos de Jornalismo

Os 50 anos de profissão da jornalista Ilma Fontes foram destacados durante Sessão Especial realizada no final da tarde desta segunda-feira, 27 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A propositura é de autoria da deputada Ana Lúcia Vieira (PT).

No discurso, a deputada Ana Lúcia destacou a coerência e o compromisso com o ordinário.

Deputada Ana Lúcia durante o discurso

Deputada Ana Lúcia durante o discurso

“Jornalista, cineasta, escritora, ativista cultura, Ilma editorou, roteirizou, dirigiu e conquistou prêmios. Pintou e bordou mundo à fora; dona de variadas medalhas de honra ao mérito. Foi colaboradora de uns 100 números de antologias nacionais, publicou em Portugal, na Itália, na Tunísia, na Grécia. Suas letras alcançaram a Coréia e à China, mas nunca deus as costas ao Quadrado de Pirro. Na TV Aperipê, roteirizou e dirigiu a primeira minissérie realizada por uma TV Educativa, fora do eixo Rio-São Paulo, que foi a Última Semana de Lampião. Editora do Jornal O Capitão, o melhor jornal cultural do mundo e foi curadora do Espaço Cultural da Assembleia Legislativa de Sergipe, entre os anos 2003 a 2017”, ressalta lembrando que na infância  Ilma queria ser marinheira e aos 50 anos de Jornalismo, ainda tem muito a dizer e a mostrar.

Para a jornalista Ilma Fontes, só tem a agradecer à deputada Ana Lúcia .

Ilma Fontes fala sobre sua paixão pelo Jornalismo

Ilma Fontes fala sobre sua paixão pelo Jornalismo

“Estou muito feliz com o público presente. Pessoas da altíssima qualidade vieram prestigiar. Geralmente nessas homenagens, aparecem mais pessoas da família, mas estou pobre de família porque meus pais morreram, mas a quantidade de amigos que eu tenho, me conforta”, ressalta.

Sobre sua atuação no Jornalismo ela completa: “Fundei alguns jornais como o Pipiri, trabalhei oito anos na revista Aracaju Magazini, trabalhaei na Gazeta de Sergipe. Eu fazia Medicina e o Jornalismo era perfeito. Mas, a coisa do Jornalismo é muito preminente, a gente não é dona da vontade da gente, o destino leva. Eu me preparei para a Medicina, mas o destino me jogou para o Jornalismo e eu me sinto muito honrada, pois fiz a escolha certa na hora certa porque com o temperamento e a sensibilidade que eu tenho, ver a Medicina no estado em que se encontra nesse país, eu morria. Com o Jornalismo eu posso combater isso, ter uma tribuna em defesa da comunidade, defendendo também a minha sensibilidade”, destaca agradecendo a iniciativa da deputada Ana Lúcia. ‘Esses 50 anos de homenagem, me embarga’.

Livro

Deputados, amigos, jornalistas e artistas plásticos no plenário

Deputados, amigos, jornalistas e artistas plásticos no plenário

Na oportunidade, Ilma Fontes fez a entrega por meio do jornalista Kleiber Vieira, do livro Memórias de Álvaro Santos, ao deputado Jeferson Andrade (PSD), que presidiu a Sessão Especial.

“Sem a Assembleia Legislativa de Sergipe a gente não teria feito esse trabalho, que contou com o apoio do presidente Luciano Bispo. Vamos fazer a entrega nos gabinetes para todos os deputados e para a Diretoria de Comunicação da Alese”, enfatiza

Homenageada

 

A homenageada é psiquiatra e Médica Legista. Trocou a Medicina, quando atuava no Rio de Janeiro, pelo Jornalismo, Cinema e Ativismo Cultural. Publicou os livros: “Melhor de Três- Roteiros para Cinema e a Fúria da Raça. Escreveu, produziu e dirigiu junto com Uoya Wurch, os filmes: Arcanos (O Jogo) e o Beijo.

Foi produtora, roteirista e diretora do curta A Taieira, do seriado de TV A Última Semana de Lampião; dirigiu o Departamento de Produção da TV Educativa de Sergipe, onde fez inúmeros documentários e direção de cinco programas semanais: TeleSaudade, Primeira Chamada, Som-Vídeo, Aperipê Especial e Forró no Asfalto, além de produzir e dirigir todos os vts institucionais da TV Aperipê e recebeu o Prêmio Anchieta de Teatro no Festival Nacional de São Mateus, no Espírito Santo.

Familiares e amigos

Familiares e amigos

Foi diretora da Clínica Adauto Botelho, presidente do Conselho Municipal de Cultura, presidente da Funcaju, vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; membro do Sindicato dos Escritores  do Rio de Janeiro, membro da Sociedade de Cultura, do Sindicato dos Jornalistas e Radialistas de Sergipe.

Foi fundadora da Associação Sergipana de Psiquiatria e fundadora dos jornais Folha da Praia, com Amaral Cavalcante, Vídeo Artes News, Jornal da Cultura, com Lânia Duarte. Trabalhou na Gazeta de Sergipe com Anselmo Góes, no Diário de Aracaju e outros jornais. Dirigiu o Complexo Cultural Lourival Batista, tendo coordenado os Prêmios Santo Souza, de Poesia e Núbia Marques, de Contos e dirigiu a Galeria Horácio Hora.

Ilma Fontes possui várias outras publicações e entre as várias contribuições para o jornalismo e cultura sergipana, realizou por vários anos, o Espaço Cultural da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Mesa

Composição da Mesa

Composição da Mesa

A mesa foi composta pelo deputado Jeferson Passos (Silvio Santos, presidente da Funcaju, representando o prefeito Edvaldo Nogueira, o magnífico reitor da Universidade Tiradentes (Unit), professor Jouberto Uchôa de Mendonça, a segunda-tenente Letice, representado a Capitania dos Portos de Sergipe, jornalista Cleiber Vieira, presidente da Associação Sergipana de Imprensa (ASI), Estácio Bahia, representando a Academia Sergipana de Letras, Mário Brito, membro da Academia de Letras de Aracaju.

 

No plenário, os deputados Ana Lúcia, Georgeo Passos (PTC) e Maria Mendonça (PP), além de várias personalidades a exemplo do empresário Albano Franco, da ex-vereadora Míriam Ribeiro, a professora Ubaldina Fonseca, o jornalista Pascoal Maynard, o presidente da Academia Sergipana de Letras, Anderson Nascimento e Antonio Saracura representando a Academia de Letras de Itabaiana,  jornalistas e artistas plásticos.

Deputado Jefferson Andrade presenteia a homenageada

Deputado Jefferson Andrade presenteia a homenageada

“Quero dizer do orgulho que sinto hoje em presidir essa sessão, pois a senhora deixa um legado não apenas para os sergipanos, mas para pessoas de vários lugares”, finaliza o deputado Jefferson Andrade, agradecendo a presença dos convidados.

 

 

 

 

 

Cleiber Melo entrega livro ao deputado Jefferson Andrade

Cleiber Vieira entrega livro ao deputado Jefferson Andrade

Por Agência de Notícias Alese – #RedeAlese
Fotos: César de Oliveira

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo