Prevista para acontecer na tarde desta quinta-feira (14), a partir das 15h no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a audiência pública tem como principal objetivo discutir sobre a atuação geral das torcidas organizadas registradas em Sergipe. De autoria do deputado Georgeo Passos (Cidadania), a Casa Legislativa deve receber gestores da Federação Sergipana de Futebol (FSF), integrantes do Ministério Público Estadual (MPESE), administradores das associações e clubes de futebol, além de gestores da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE). Foco do debate, representantes das torcidas organizadas também foram convidados para colaborar com os estudos. Conforme anunciado por Georgeo durante sessão do Grande Expediente, realizada na manhã de hoje, parlamentares que integram três comissões estarão presentes.
São elas: Comissão de Cidadania e Direitos Humanos; Segurança Pública; além da Comissão de Educação, Cultura e Desporto. A realização deste encontro coletivo tem sido pleiteado desde a primeira quinzena do mês de fevereiro deste ano, quando a Secretaria de Estado da Saúde (SES) constatou a morte do jovem Kaio South, de 24 anos, integrante da Torcida Trovão Azul – Associação Desportiva Confiança (ADC). A vítima perdeu a vida depois de se envolver em um conflito violento protagonizado nas imediações do Terminal de Integração do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), zona Sul de Aracaju. Para Georgeo Passos, a realização deste encontro na Casa Legislativa pode contribuir, em caráter emergencial e definitivo, para a aplicação de medidas capazes de combater a reincidência destas ocorrências.
“Será um debate muito produtivo, onde estaremos diante de gestores públicos, poder fiscalizatório e judiciário, administradores dos clubes e da Federação de Futebol, e, claro, das torcidas. Não podemos permitir que cenas de selvageria voltem a acontecer em nosso estado, e que mais pessoas se tornem vítimas destes confrontos. Vamos apresentar experiências positivas aplicadas em outros estados, e até mesmo fora do Brasil, para que os objetivos sejam alcançados o mais rápido possível”, destacou o deputado. Ainda sobre o caso registrado no dia 04 de fevereiro, Georgeo Passos destacou que, caso houvesse a presença de duas viaturas no DIA, sendo uma da Polícia Militar e outra da Guarda Municipal de Aracaju, provavelmente a briga não teria acontecido, e uma vida teria sido preservada.
“Lamentamos a vida perdida e reconhecemos a fragilidade do sistema de segurança; também preciso deixar claro que repudiamos estas atitudes dos torcedores uniformizados, mas há de se enaltecer que não podemos estereotipar todos eles. Uma minoria acaba agindo criminalmente e manchando, por exemplo, o trabalho social que é tão bem desenvolvido pelas próprias torcidas. Convidamos a sociedade para esta audiência que será bastante produtiva”, completou o deputado. No decorrer do pronunciamento proferido pelo autor da propositura, o deputado Luizão Donatrumpi (União Brasil), solicitou aparte. O parlamentar destacou que este tipo de embate violento, paralelo à capital, também tem se multiplicado no interior sergipano.
Itabaiana
Donatrumpi aproveitou a oportunidade para apresentar um testemunho, além de parabenizar Georgeo Passos e a Alese pela iniciativa de voltar a discutir o assunto em plenário. “Parabéns a todos os envolvidos; tenho certeza que será um encontro muito positivo e que vai agregar na luta contra este tipo de conduta, contra os falsos torcedores que vão para os estádios sem nem saber o que é um escanteio, mas lá estão para fazer baderna. Certa vez em Itabaiana estava passando por uma rua onde acontecia uma dessas brigas; não estava envolvido, mas acabei tomando um tiro de bala de borracha. É essa violência que acaba afastando as famílias dos estádios e precisamos acabar de vez com esse pânico”, disse.
A audiência pública será registrada pela Agência Notícias Alese, bem como transmitida ao vivo pela TV Alese. Para acompanhar basta sintonizar no canal aberto 5.2, ou assistir via streaming, pelo canal da TV no YouTube.
Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese