Todos pela vida: Brasil inicia mais uma campanha de prevenção ao suicídio

Por Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese

Identificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo, foi iniciado na manhã desta sexta-feira (01), mais uma edição da campanha mundial de prevenção ao suicídio. Há dez anos em vigor mundial, e, há nove, sendo desenvolvido em todos os estados brasileiros, o ‘Setembro Amarelo’ busca impulsionar a conscientização popular quanto a necessidade de buscar por ajuda em momentos de crise. A manutenção das atividades segue se renovando em decorrência dos dados apresentados pela Secretaria de Vigilância em Saúde, por intermédio do Ministério da Saúde.

Em 2022, foram 16.262 registros, uma média de 44 por dia. Já entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, porcentagem que atinge 1,33 por 100 mil. As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil).

Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil). Diante da recorrência destes registros, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) tem contribuído com frequência para promover a rede de acolhimento popular. Para atingir a meta estadual – que é zerar o índice destes casos –, no anexo da Casa Legislativa funciona um posto do Centro de Valorização da Vida (CVV). Esse trabalho se assemelha aos trinta e cinco voluntários que conversam diariamente com pessoas os quais passam por alguma crise emocional em todo o país, através do nº 188, ou do chat no e-mail, disponível no site cvv.org.br.

Em Sergipe, a média é de 100 ligações/mês de pessoas em busca de apoio psicológico. Em nível nacional, são cerca de 10 mil ligações por dia nos 130 postos do país. Os voluntários trabalham em plantões de 4h semanais nos postos de atendimento e de forma remota. Ainda no que se refere às ações desenvolvidas na Alese, a Lei nº 8.253/2017 institui que nos últimos 15 dias do mês seja ampliada a campanha ‘Setembro Amarelo’ nos 75 municípios sergipanos; por meio de ações realizadas principalmente por profissionais de saúde, familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos e autoridades políticas. A Lei foi sancionada pelo governador Belivaldo Chagas Silva, e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 17 de julho de 2017.

Atividades

Entre as ações propostas estão: alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas e consequências; contribuir para a redução dos casos de suicídios no Estado; estabelecer diretrizes para ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e instituições públicas e privadas, visando ampliar o debate sobre o problema, sob o ponto de vista social e educacional, estimulando o desenvolvimento de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção.

Para enfatizar a campanha do Setembro Amarelo da Assembleia Legislativa de Sergipe, a Diretoria de Comunicação – por intermédio do Núcleo de Produção Digital -, a partir da próxima segunda-feira, (04), estará impulsionando a campanha nas redes sociais. Para acessar e conhecer mais sobre a campanha Setembro Amarelo siga a Alese, no Instagram: @assembleiasergipe e no Facebook: @assembleiase.

Foto: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese