Títulos de Cidadania são entregues às personalidades que contribuem com Sergipe

Os Títulos de Cidadania são concedidos pelos parlamentares às pessoas que praticaram atos de interesse social em favor da população. As homenagens são concedidas às personalidades nascidas em outros municípios e que são “adotados” em outros estados em que moram, seja para estudar ou para trabalhar. Na Assembleia Legislativa de Sergipe, as honrarias geralmente são aprovadas por unanimidade e acontecem em sessões especiais. A Alese também concede a homenagem às pessoas que faleceram antes de serem agraciadas (in memoriam).

No último dia 17 de julho, os deputados estaduais aprovaram por dez Títulos de Cidadania Sergipana, sendo um de autoria de Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), um de Maisa Mitidieri (PSD), dois de Linda Brasil (PSOL), dois de Carminha Paiva (Republicanos), dois de Cristiano Cavalcante (União Brasil) e três de Luciano Bispo (PSD).

Nesta sexta-feira (16), quem recebe o Título de Cidadania Sergipana é a jornalista Maristela Niz. Natural de Santo André (SP), atuou na Imprensa de Sergipe por vários anos e atualmente trabalha na TV Globo em Pernambuco. A autoria é do deputado Dr. Samuel Carvalho (Cidadania).

Na próxima segunda-feira (19), José Lima dos Santos, nascido no Distrito de Altamira – Conde – Bahia  e considerado um dos maiores expoentes da pintura sacra no Brasil, em especial, no gênero de interiores de igreja, será homenageado com o Título de Cidadania Sergipana in memorian. A autoria é do deputado Paulo Júnior (PV).

Terceiro de oito filhos de uma tradicional família religiosa, criança “cheia de artes”, desde cedo demonstrava sua aptidões. Seminarista até os 18 anos, não tendo vocação para a vida eclesiástica, deixou o direito Canônico e a liturgia para aprimorar suas habilidades artísticas. Com o Mestre Aldo Mezzedini desenvolveu a pintura decorativa de igrejas e, na Escola de Belas Artes da Bahia, foi estudar com o renomado Mestre Presciliano Silva a pintura de telas.

Detentor de reconhecida eloquência temática que resume suas telas, sempre assinadas como J.Lima, destaca-se a espontaneidade artística aliada a uma impecabilidade técnica, cujos traços se afiguram num aprimoramento elevado que podem ser vistos nos interiores de ambientes sacros brasileiros retratados pelo Artista, inclusive, de cidades sergipanas como São Cristóvão, Laranjeiras e Estância.

Além dos quadros singulares, José Lima também assinou a decoração de seis templos em diversos Estados, sendo marcos de grandiosidade a Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos na Paraíba, e a Igreja de São Januário e Santo Agostinho no Rio de Janeiro.

José Lima faleceu no Rio de Janeiro em 27 de fevereiro de 1987, aos 64 anos, sendo sepultado em Estância, Sergipe, cidade que o artista considerava o seu lar.

O Título de Cidadania Sergipana será entregue ao sobrinho do homenageado, José Pedro de Brito Filho, responsável pelo acervo documental e site oficial de José Lima.

Foto: Jadilson Simões/Alese