Título de Cidadão Sergipano é entregue ao árbitro Ivo de Moraes

“Aprendi a amar o Estado de Sergipe; aqui estou e aqui quero ficar por todos os meus dias. Hoje sinto muito orgulho em dizer: sou sergipano de fato e de direito”. A afirmação foi feita pelo árbitro de futebol beach soccer, o alagoano Ivo Alexandre de Moraes, quando do recebimento do Título de Cidadão Sergipano, concedido pela deputada Sílvia Fontes (PDT), na tarde desta segunda-feira, 27 na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Ivo disse no discurso ser apaixonado por Sergipe

O homenageado agradeceu a honraria e falou sobre a satisfação em representar o Estado de Sergipe em várias partes do país e do mundo.

“Eu agradeço à deputada Silvia Fontes por essa homenagem e estou muito feliz. Uma satisfação enorme em estar me tornando sergipano de fato e de direito. Sou alagoano da cidade de Penedo e desde o dia em que cheguei aqui em 1992, adotei esse estado como a minha casa. Cada vez eu fico mais apaixonado por esse estado. É aonde eu tenho as minhas grandes paixões, meu trabalho e muitas conquistas. A gente ainda tem um pouco mais pra dar e representar o nosso estado mundo afora”, acredita.

Merecimento

Momento do Hino Nacional

A deputada Silvia Fontes, autora da propositura, disse ser uma honra grande conceder o título de cidadania sergipana ao árbitro Ivo Moraes.

“Pra gente é uma honra muito grande conceder esse Título de Cidadão Sergipano a Ivo Moraes, que como árbitro já fez muito por Sergipe, já representou Sergipe mundialmente inclusive. É uma honraria merecedora porque é um profissional que vem através do seu trabalho destacando o nosso Estado. Desejo que o esporte não só profissional e amador, seja sobretudo um instrumento transformador da sociedade e a gente está aqui para apoiar sempre”, destaca.

Família e amigos acompanharam a solenidade

“Quando você diz ter saído muito do Estado representando não o seu Estado de Alagoas, mas Sergipe, nós é que temos a lhe agradecer, pois através do esporte, você levou o nome do nosso Estado para outros países”, complementa o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (MDB).

Para o também árbitro de futebol, o secretário de Estado dos Esportes, Antônio Hora, que representou o goverandor Belivaldo Chagas na Sessão Especial, a Assembleia Legislativa de Sergipe faz justiça quando concede o Título de Cidadão Sergipano a Ivo Moraes. “É sem sombra de dúvidas a maior expressão dos campeonatos mundiais, representou o Estado de Sergipe por 7 vezes, além disso é professor da rede pública, aonde atua como transformador social através do esporte”, enfatiza o secretário Antônio Hora.

Homenageado

Ivo Alexandre de Moraes nasceu no dia 18 de maio de 1977 na cidade alagoana de Penedo. É filho de José Capitulino Santos e Marta de Moraes Santos. É casado com Débora Lima de Moraes e pai de Beatriz Lima de Moraes.

Chegou ao Estado de Sergipe em 1992, tendo terminado o ensino médio  no Colégio Estadual Governador João Alves Filho e se formado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Fez pós-graduação na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro e curso de árbitro na modalidade Beach Soccer, tendo participado de vários campeonatos internacionais e nacionais, representando o Estado de Sergipe.

Em 2004, iniciou a carreira no quadro internacional da modalidade e em 2005 já estava na Fifa, sendo o único sergipano a pertencer ao quadro de árbitros da entidade máxima do futebol.

Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Fotos: Aldaci de Souza