Talysson solicita políticas públicas de incentivo à produção da mangaba

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

O deputado Talysson de Valmir (PR) apresentou indicação a ser encaminhada ao governador Belivaldo Chagas e à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca, solicitando políticas públicas de incentivo à produção da mangaba no estado de Sergipe.

Na justificativa, o parlamentar explica que a mangaba é amplamente utilizada para a produção de sucos, biscoitos, polpas, geleias, sorvetes, dentre outros.

“A sustentabilidade da produção de mangaba em Sergipe, entretanto, tem sido comprometida por uma série de fatores, principalmente a expansão imobiliária e de empreendimentos turísticos desordenados, além de outros usos do solo que substituem a vegetação nativa”, ressalta.

No texto, o deputado destaca ainda a redução de 10.456 hectares da área de produção da fruta nos municípios de Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga D’Ajuda, Japaratuba, Japoatã, Pacatuba, Pirambu e Santa Luzia do Itanhy, no período de 2010 a 2016.

“Assim faz-se necessário a criação e efetivação de políticas de incentivo ao cultivo, sugestivamente através de linhas de crédito, bem como o apoio a pesquisas em mellhoramento genético, sob responsabilidade do governo, e também a recuperação de áreas degradadas e incentivo a novas técnicas do manejo de mangabeiras”, complementa.

Foto: Jadilson Simões