Por Assessoria Parlamentar
O deputado estadual Talysson de Valmir, PL, volta a reafirmar que tem buscado de várias formas a melhoria da estrutura do Hospital Regional Doutor Pedro Garcia Moreno Filho, em Itabaiana, no que diz respeito ao tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.
“Havia buscado, também por meio de ofícios, esclarecimentos junto à Secretaria de Estado da Saúde, quanto à possibilidade de instalação de leitos de UTI no ‘Garcia Moreno’. Infelizmente, nessa semana, a secretária Mércia Feitosa (Saúde) nos respondeu que a estrutura do hospital não é compatível com a oferta de leitos de UTI. A boa notícia é que serão disponibilizados quatro pontos de hemodiálise e cinco serão dialisáveis”, diz.
O parlamentar destaca que há mais de um ano tem buscado meios de resolver essa questão. Ele observa que o ‘Garcia Moreno’ recebe pacientes de toda a Região Agreste, tendo, nesse momento de pandemia, exercido importante papel na prestação de atendimento a pacientes covid, porém não dispõe de leitos UTI covid, “Desde o início da pandemia que buscamos a instalação desses leitos. “A informação do governo é que a estrutura existente no Hospital, tanto física quanto humana, não é compatível com a instalação de leitos UTI, segundo as normas de saúde que precisam ser seguidas”, diz.
O parlamentar afirma que seguirá acompanhando a questão, inclusive cobrando a ampliação da estrutura do Garcia Moreno Filho. “No ofício resposta que recebi da SES essa semana, consta que serão disponibilizados pontos de hemodiálise, sendo cinco leitos dialisáveis. A SES afirma que apesar da mudança da nomenclatura, de UTI para Enfermaria, esses leitos estarão equipados e operacionais para atender pacientes que necessitem de ventilação mecânica, nos casos mais graves de Covid”, comenta.
Foto: Jadilson Simões