Por Assessoria de Imprensa
Sempre antenado com questões que envolvem a Educação, o deputado estadual Talysson de Valmir, PL, apela ao governo federal pelo adiamento do Enem 2020. “Quem conhece a minha história sabe a importância que minha família dá à Educação. Aliás, nós itabaianenses sempre prezamos pela educação e não são poucos os que se destacaram nessa área. Eu não poderia ficar calado num momento como este, quando milhares de jovens podem ter seu futuro interrompido pela intransigência do Ministério da Educação”.
O deputado apela pelo bom senso e conclama a população a se engajar nesta luta. “A pandemia do novo coronavírus atingiu a todos, inclusive os milhares de alunos que vinham se preparando para o Enem e agora estão em desvantagem e podem vir a ter frustrado um sonho de vida. É preciso adiar a realização da prova”, diz.
De acordo com dados estatísticos de 2018 do IBGE, uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à internet. São cerca de 46 milhões de brasileiros sem acesso a rede. “Com o fechamento das escolas por conta do isolamento social, uma alternativa tem sido o ensino a distância, só que essa alternativa não contempla a todos, principalmente os alunos carentes. Como, diante de um cenário deste, podemos permitir a realização do Enem. Isso aumentaria a desigualdade na educação.
O parlamentar destaca ainda que a falta de acesso à internet não é o único problema, uma vez que não são poucos os alunos que sequer dispõem dos materiais didáticos necessários a um bom aprendizado. “Países como a China, a França e os EUA adiaram seus principais vestibulares. Todos enfrentamos o mesmo problema e precisamos fazer o mesmo no Brasil. Vou continuar levantando minha voz pelo adiamento do Enem e, portanto, pela garantia de igualdade nesse processo que é a porta de entrada dos nossos estudantes no tão sonhado ensino superior”, entende.
Foto: Divulgação Ascom