Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese
Na tarde desta quinta-feira (21), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), realizou o ‘Simpósio Cidades do Futuro’. O deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (CIDADANIA), que assumiu a Presidência da Comissão de Cidades da UNALE, é o idealizador do evento. Estavam presentes os deputados estaduais Georgeo Passos (CIDADANIA), Luciano Pimentel (PP), Luizão Donatrampi (UNIÃO), Marcos Oliveira (PL), Netinho Guimarães (PL) e Paulo Júnior (PV).
O objetivo do fórum é discutir, e debater temas ligados ao desenvolvimento tecnológico dos municípios brasileiros, como também, a mobilidade urbana, sustentabilidade e a inclusão social. O evento recebeu especialistas de renome nacional, como representantes de gestões municipais que são consideradas cases de sucesso em cidades inteligentes, parlamentares e palestrantes ligados aos eixos que compõem os indicadores de inteligência urbana, a exemplo do geógrafo Willian Rigon, sócio-diretor de novos negócios da plataforma Connected Smart Cities.
O deputado estadual Doutor Samuel Carvalho explica que expertises e experiências de sucesso foram debatidas no Simpósio.
“O encontro debateu temas ligados ao desenvolvimento tecnológico dos municípios brasileiros, a mobilidade urbana, sustentabilidade e a inclusão social. Com métodos e ideias que já são aplicados em gestões municipais de outros estados e que melhoram a prestação de serviços para a sociedade de forma significativa. Pois prepara as nossas cidades para uma melhor segurança, mobilidade, a questão dos transportes e também o atendimento ao cidadão e à cidadã que necessitam dos serviços das prefeituras de uma forma geral”, declarou o parlamentar.
Para a palestrante Claudia Dunkel é uma satisfação falar sobre Gestão de Projetos para Transformação Urbana na Alese. “Este tema é de grande importância para o desenvolvimento sustentável das cidades em nosso estado e a gestão de projetos desempenha um papel vital na implantação das estratégias de planejamento urbano, em ações práticas e tangíveis. Ela permite que as cidades de Sergipe alcancem seus objetivos de forma eficiente, transparente, e de qualidade para seus cidadãos. Nosso objetivo não é apenas compartilhar conhecimento e melhores práticas, mas também inspirar ações concretas que impulsionem o progresso em nossas cidades”, afirmou a arquiteta.
O geógrafo Willian Rigon apresentou o painel Cidades Inteligentes, Planejamento de Cidades e Desenvolvimento Urbano. ” Discutir planejamento, e os vários caminhos que incorporam todos os atores que são responsáveis pela transformação das cidades inteligentes é muito importante. Temos que unir todo o setor público, privado, academias e todos em conjunto, para entender o que a população está desejando, e como trazer essa cidade do futuro que ela almeja, por meio de tecnologias que sirvam como um mecanismo e um caminho para atingir esse objetivo”, ressaltou o palestrante.
O deputado estadual Dirceu Caten (PA) disse ser fundamental compartilhar experiências e ouvir pessoas com conhecimentos.
“São muitos os desafios no que diz respeito a mobilidade urbana, a destinação dos resíduos sólidos. Então é fundamental que a gente possa compartilhar essas experiências e ouvir também pessoas que tem um estudo técnico nesta área. Com certeza os parlamentares dos seus respectivos estados que estarão hoje aqui, vão levar muitas novidades e colocar em prática em favor dos seus municípios pelo Brasil a fora”, afirmou o parlamentar.
Representando os prefeitos, o prefeito de Aracaju em exercício, Ricardo Vasconcelos disse que Aracaju está inserida no contexto das cidades mais desenvolvidas.
“A prefeitura de Aracaju já vem antenada com o que há de mais moderno no mundo inteiro. Nós temos várias tecnologias sendo utilizadas, como semáforo inteligente, wifi nas escolas, eco barreiras e ecopontos. A gente tem buscado sempre está a frente do nosso tempo, porque o povo de Aracaju é um povo que merece o que há de melhor em todo o mundo. A prefeitura de Aracaju está inserida neste contexto das cidades mais desenvolvidas, por isso viemos participar do Simpósio ‘Cidades do Futuro'”, declarou o gestor.
Problemas e soluções
Hoje existem 29 megacidades e 44 grandes cidades que têm entre 5 e 10 milhões de habitantes, que, segundo dados do relatório World Cities, devem aumentar nos próximos anos.
Este processo de urbanização acelerada traz consigo várias consequências. Dentre os problemas enfrentados, destacam-se o congestionamento de veículos, poluição e degradação ambiental, violência, insuficiência de serviços básicos (água, energia, saneamento etc.), desigualdades sociais e econômicas, e deficiência no acesso a bens culturais e educacionais. Diante deste cenário, estudiosos propõem soluções denominadas ‘Cidades do Futuro’.
Nesse contexto, as cidades inteligentes surgem como uma alternativa para suavizar as consequências da urbanização acelerada por meio do uso de tecnologias sensitivas e cognitivas para gerenciar os serviços e infraestruturas das cidades.
Fotos: Jadilson Simões – Agência de Notícias Alese