Adilson Marques dos Santos, conhecido como Adilson do Biscoito, recebeu na tarde desta segunda-feira, 2, em Sessão Especial, o Título de Cidadão Sergipano. A propositura é da deputada Silvia Fontes (PDT), que destacou a luta do homenageado que formou família vendendo biscoitos pelas ruas.
representa o
“Todos que recebem o Título de Cidadão Sergipano são importantes, mas Adilson do Biscoito chega a ser emblemático pro aquilo que ele representa para o nosso Estado, todos o conhecem, tem toda uma particularidade em vender os seus biscoitos como um grande marqueteiro que ele é, autodidata. A gente tem uma honra muito grande porque ele representa o verdadeiro povo sergipano. Hoje nós estaremos o homenageando não só dando um Título de Cidadão Sergipano a um merecedor, a alguém que representa o nosso estado, alguém que consegue demonstrar o amor por Sergipe, mas o verdadeiro povo de Sergipe”, destaca a autora da propositura, deputada Silvia Fontes.
“Adilson que para felicidade de muitos de nós seus amigos e clientes, poderia ter enveredado por caminhos bem diferentes. Pois tinha como meta ser publicitário e daí é fácil perceber, de onde sai suas frases inspiradoras e animadas, na hora de vender seus os seus saborosos biscoitos. Que não vou ousar plagiar, pois, tenho certeza que ele é único, na competência de fazer. Mas, por alguma razão, tenho certeza disso, Deus reservou outros planos para sua vida.
Adilson do Biscoito falou da sua satisfação em estar recebendo o Título de Cidadão Sergipano.
“É uma satisfação imensa estar recebendo essa homenagem aqui na Casa do Povo, que é a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. Só tenho a agradecer ao presidente, o deputado Luciano Bispo e à deputada Silvia Fontes que propôs essa homenagem a mim, um cidadão do povo, um cidadão comum, um homem que vive nas ruas vendendo biscoitos e também divulgando o nome do Estado, pois sou guia de turismo também”, resssalta o homenageado emocionado ao lembrar das duas filhas Silvia e Thais, e da enteada Bruna, que criou desde pequena como filha.
Ele contou que o pai é sergipano, mas como funcionário da Petrobras, foi trabalhar na cidade de Salvador, aonde constituiu família, casando-se com Aladina Marques. Juntos tiveram 22 filhos. “Meu pai era um sergipano que se alistou no Exército como voluntário, tendo terminado como tenente após a guerra e em Salvador ingressou na Petrobras, mas depois retornou ao Estado, tendo morrido com 75 anos. Minha mãe e a maioria dos meus 12 irmãos moram em Sergipe. Eles tiveram 22 filhos, mas têm apenas 12 vivos”, esclarece.
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo parabenizou a deputada Silvia Fontes pela propositura. “E também a sua maneira humilde e autenticidade, você procura viver bem e é um sergipano autêntico e vencedor, um empresário, um homem íntegro que venceu na vida vendendo os biscoitos”, diz Luciano Bispo lembrando que a homenagem foi concedida por unanimidade.
Homenageado
Adilson nasceu no dia 30 de setembro de 1964, na cidade de Salvador, Bahia. Aos 10 anos de idade chegou com sua família a Aracaju. Fez o curso primário no Grupo Escolar São Cristóvão, localizado no Conjunto Novo Horizonte, conhecido como Conjunto dos Motoristas e concluiu o segundo grau no Colégio Gonçalo Rollemberg. Casou com Maria Silvana Oliveira com a qual tem duas filhas.
Pensou em ser publicitário, mas como na época não existia o curso desejado, se contenta em fazer no Senai os cursos técnicos de metrologia dimensional e metal mecânica, esta exercida profissionalmente em algumas empresas como Mendes júnior, Araújo entre outras.
Em 1984, estava preste a fazer teste para ingressar no Corpo de Fuzileiro Naval, mas desistiu por ter sido chamado para trabalhar na empresa Alpargatas. Na construtora Mendes Júnior, na qual permaneceu por três anos, Adilson trabalhou na obra civil e na área de solda no Tecarmo. Na companhia Técnica Internacional, trabalhou com solda durante oito anos sendo contratado pela Empresa Araújo na qual prestou serviços em vários Estados brasileiros.
Na política Adilson foi um dos fundadores do Partido Socialistas dos Trabalhadores Unificados (PSTU) no qual saiu candidato a uma vaga de vereador, por Aracaju, sendo o terceiro mais votado. Atualmente o novo cidadão aracajuano comercializa biscoitos de manteiga e goma, feitos pela sua esposa Maria Silvana Oliveira, há mais de 20 anos.
“É por isso, que como disse no início do meu discurso sinto-me orgulhosa de ser a autora dessa propositura onde estaremos entregando o título de cidadão sergipano a uma pessoa do povo, com história e serviços prestados a este estado. Que há 20 anos tem motivos de sobra para se orgulhar do seu trabalho e dos feitos alcançados ao sair percorrendo inúmeras localidades da cidade apresentando e vendendo os biscoitos de manteiga e goma. Porque é difícil imaginar que alguém que more em Aracaju e percorra terminais, pontos de ônibus, centro comercial, praias, calçadões e outros lugares públicos, desconheçam essa figura pra lá de carismática, o nosso, Adilson dos biscoitos, que como tantos outros brasileiros que passam dificuldades, consegue nos mostrar que o empenho e a dedicação em vencer na vida, pode nos levar a transpor barreiras. Ele é um exemplo de vida para todos nós sergipanos. Minha honra absoluta não só como homenagem, mas como amiga e como companheira de partido”, conclui.
No dia 29 de abril de 2015, Adilson recebeu o Título de Cidadão Aracajuano na Câmara Municipal de Aracaju, por meio de propositura do então vereador Adriano Taxista (PSDB).
A Mesa foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PMDB), pela deputada Silvia Fontes (PDT), deputado Jairo de Glória (PRB) e o assessor jurídico Rivaldávio Lima, representando o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.
No plenário, os deputados Georgeo Passos (PTC) e Garibalde Mendonça (PMDB), além de familiares e amigos do homenageado, que aniversariou no último domingo, 1º fez aniversário e ganhou bolo e parabéns na Sessão Especial.
Por Agência de Notícias Alese #redealese
Fotos: César de Oliveira