logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Setenta anos do poeta Mário Jorge Vieira destacados no último Espaço Cultural de 2016 na Alese

O escritor Mário Jorge Vieira, irmão da deputada Ana Lúcia Vieira (PT) foi homenageado durante o último Espaço Cultural de 2016, realizado na noite desta quarta-feira (14) no Foyer da Assembleia Legislativa de Sergipe. Ele morreu aos 26 anos de idade, vítima de acidente automobilístico e completaria 70 anos em novembro último, mas mantêm-se vivo na História de Sergipe e atualmente vem sendo lembrado por meio de suas poesias, em um projeto cultural realizado nos metrôs do Rio de Janeiro.

Diretor de Comunicação da Alese, Marcos Aurélio

Diretor de Comunicação da Alese, Marcos Aurélio

Sob o olhar atento da escritora, roteirista, cineasta,  jornalista e curadora do Espaço Cultural,  a talentosa Ilma Fontes, o evento reuniu artistas, poetas, atores, jornalistas, escritores, a deputada Ana Lúcia, o secretário de Estado da Cultura Irineu Fontes, o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe, familiares e amigos do homenageado, que foi especialmente lembrado durante apresentação da CIA de Arte Alese,  coordenada por Monica Moreira.

 

“Mário Jorge marcou a história da Literatura sergipana e marca. Essa semana tivemos acesso por meio do You Tube da Estação do Metrô do Rio de Janeiro, aonde militantes da Literatura realizam a Estação Nordeste com músicas e poemas nordestinos. Interessante que eles transcrevem três poemas de Mário Jorge em cartazes. Na verdade Jorge é um poeta que desde quando era vivo e pós morte é bastante conhecido. Ele sempre projetou Sergipe e até hoje ele desperta a vontade pela leitura”, ressalta a deputada Ana Lúcia Vieira.

A

Deputada Ana Lúcia destaca poesias do irmão no Rio de Janeiro

O presidente da Associação Sergipana de Imprensa, Cleiber Vieira destacou a a homenagem ao poeta Mário Jorge por meio de uma exposição no Fayer da Alese. “Mário Jorge é um marco na literatura e na Cultura sergipana. Pena que tenha morrido tão jovem, mas deixou sua marca e temos essa mostra maravilhosa que a Assembleia Legislativa está oferecendo no Espaço Cultural”, diz.

 

 

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, o Espaço Cultural desenvolve um trabalho muito bem feito. “E agora no final do ano, fazendo lançamento de livros, homenagem aos 70 anos de Mário Jorge que é uma referência na poesia sergipana, prova o quanto é importante, o quanto se preocupa a Assembleia com a Cultura e com o artista da terra”, entende.

“O poeta Mário Jorge mais uma vez prova que quem escreve não morre. Estamos aqui firmes dado apoio a esse projeto da instalação do Pássaro Azul na praça, essa previsão que Mário Jorge tinha da morte tão cedo. Deus quando ama as criaturas as chama para o seu lado mais cedo e a gente não pode ser tão bom de todo, tem que chamar um palavrão, dar um chute no gato, então, viver como um passarinho e morrer à duras penas. Alegrias fingidas são mais tristes do que tristezas vividas. Talvez hoje não fosse momento de a gente estar tão alegre porque são 70 anos de Mário Jorge, 46 de morto; Araripe Coutinho fez um ano de morto; Ferreira Goulart foi embora. Mas é exatamente Fereira Goulart que dizia “Arte transforma tristeza em alegria”, relembra.

Presidente da Associação Sergipana de Imprensa, Cleiber Vieira

Presidente da Associação Sergipana de Imprensa, Cleiber Vieira

O diretor de Comunicação da Alese, Marcos Aurélio Costa falou sobre a presença marcante da jornalista Ilma Fontes no Espaço Cultural da Alese. “Esse Espaço Cultural é a cara de Ilma Fontes, quando a gente fala de Cultura, de valorização dos artistas sergipanos, inegavelmente tem que passar pela história inegável dessa mulher. Quando nós chegamos ela já estava aqui com esse projeto e a gente dá apoio porque é ela que articula, que chama os artistas, direciona. Esse espaço é ela e a gente fica muito feliz em poder estar contribuindo para que isso tudo continue vivo porque Ilma e a Cultura sergipana merecem”, enfatiza acrescentando que, quando se assume um cargo público, o primeiro passo é respeitar e procurar saber o que está sendo feito.

“Ilma representa a capacidade de resgatar a memória daqueles que já passaram, que continuam aqui, mas que já foram. Muita gente mora e já ouviu falar da Avenida Mário Jorge, mas muitos sergipanos não sabem quem é Mário Jorge. E temos na Estação Metrô do Rio de Janeiro, pessoas recitando poemas de Mário Jorge. Nós vamos continuar divulgando a cultura, assim como vários assuntos por meio da TV Alese que será aberta pelo canal 48.3. Esse é um desafio nosso com o deputado Luciano Bispo e com o apoio de todos os deputados. Vamos transmitir sem cortes, os debates no plenário, as audiências públicas ao vivo porque essa casa é a casa do cidadão, do povo. Essa casa tem temas fundamentais que a sociedade não sabe”, completa Marcos Aurélio.

Programação

A programação do Espaço Cultural prossegue por todo o mês de dezembro, com exposição de pinturas doartista Nil Cavalcanti e mostra em homenagem aos 70 anos do poeta Mário Jorge.

Secretário da Cultura Irineu Fontes

Secretário da Cultura Irineu Fontes

No evento desta quarta-feira, além da apresentação da CIA de Arte Alese, muito aplaudida pelo público presente, aconteceram lançamentos dos livros “Olhar Através da Alma”, da escritora Vivian Lemos, de apenas 17 anos; “Treze Bruxas: Entre o Espelho e a Alma”, da escritora Ana Azevedo e “Pra Passar o Tempo”, do escritor Eugênio Ramos.

 

 

Após o dia 30 de dezembro, o Espaço Cultural retorna às atividades em março de 2017, após o recesso parlamentar.

Apresentação da Cia de Arte Alese

Apresentação da Cia de Arte Alese

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: César de Oliveira

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo