Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Por causa da pandemia do coronavírus, os deputados estaduais decidiram em comum acordo com o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo (MDB), suspender a realização de sessões plenárias itinerantes no interior, assim como eventos a exemplo de audiências públicas e sessões especiais no plenário da Alese.
Nesta quinta-feira, 19, estava prevista a realização de uma sessão itinerante da Alese, com a participação de representantes da Prefeitura de Estância, dos vereadores locais e da população, no sentido de discutir e encontrar soluções para as demandas apresentadas.
Ficou acertado numa reunião com o presidente Luciano Bispo, o diretor Roberto Bispo, o diretor de Comunicação, Marcos Aurélio Costa e os deputados, que as sessões e os eventos serão suspensos em virtude da necessidade de prevenção, ou seja, de se evitar aglomerações e a possibilidade de transmissão do coronavírus.
Além da sessão itinerante que seria realizada nesta quinta-feira, em Estância, outras estavam agendadas para os municípios de Propriá, Itabaiana, Lagarto, São Cristóvão e Tobias Barreto. Mas para o bem de todos, foram suspensas.
Eventos
Quanto a outros eventos realizados constantemente no interior do estado, gestores (a exemplo do que fizeram esta semana, o governador Belivaldo Chagas e o prefeito Edvaldo Nogueira), estão baixando decretos limitando o número de pessoas em até 50.
Com isso, vários parlamentares decidiram pela suspensão das agendas externas, principalmente em eventos, no sentido de contribuir para a campa há que vem sendo massificada alertando as pessoas que não saiam de casa, em virtude da pandemia.
“Resolvemos suspender todas as agendas externas do nosso mandato, que envolvam grandes aglomerações e/ou provoquem riscos de contaminação para os/as integrantes da assessoria parlamentar. Aos companheiros (as) maiores de 60 anos e que tenham algum problema de saúde que os coloque no grupo de mais vulneráveis ao contágio, orientamos que fiquem em casa até novas recomendações e que priorizem as tarefas que puderem ser executadas em seu domicílio, neste momento”, alerta o deputado Iran Barbosa (PT).
Recentemente foi cancelada a Sessão Especial que faria no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, a entrega da Medalha Quintina Diniz a várias personalidades sergipanas. Os parlamentares entendem que o momento é de recolhimento e proteção, para que em breve todos possam retomar a rotina.
Foto: Arquivo rede Alese