Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese
Emoção e gratidão pelo reconhecimento social marcaram Sessão Especial realizada na manhã desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Mediante a entrega da Medalha Radialista e Jornalista João de Menezes Barros Filho (Barrinhos), a atividade teve como finalidade homenagear profissionais da comunicação que atuam no Estado de Sergipe. Indicado pelo presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), o diretor de Comunicação da Casa, jornalista e radialista Theotônio Narciso da Cruz Neto, não escondeu a alegria em receber a honraria juntamente com colegas.
Sergipano natural da cidade de Carmópolis, Theotônio Neto carrega a comunicação social nas veias; é daqueles classificados como um profissional completo; com experiência em todas as mídias (jornal, televisão, rádio, internet e marketing político), estando entre os grandes nomes da História da Comunicação Sergipana nos últimos 40 anos. Quatro décadas marcadas pela humildade, comprometimento com o que faz, ética e respeito aos colegas de trabalho.
Com uma trajetória profissional baseada sobretudo nas redações, o homenageado ocupou cargos que variaram entre repórter e diretor de jornalismo, bem como se projetou no setor público ao assumir assessorias de Comunicação do Governo de Sergipe, e do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe; já no campo político, quando por dois mandatos assumiu o cargo de prefeito de Carmópolis, marcou a respectiva gestão com a transformação do Monte Carmelo em caminho de peregrinação religiosa e em um espaço turístico da cidade.
Sua extensa biografia indica ainda que Theotônio Neto assumiu a chefia de reportagem do jornal ‘Diário de Aracaju’; editor-chefe dos jornais Tribuna de Aracaju; A Cruzada; rádios Liberdade AM e Cultura AM; diretor de jornalismo da Tv Sergipe e da Tv Atalaia; presidente da Fundação Aperipê (rádio e tv); editor de jornalismo da Rede Globo de Televisão (Tv Globo de Brasília). Na área de Marketing Político atuou nas empresas Duda Mendonça; Link; e Makplan em Salvador, Camaçari, Recife, Caruaru, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Belém, São Luís, Cuiabá, Fortaleza e Aracaju.
Para o presidente Jeferson Andrade, a Medalha do Mérito Radialista e Jornalista João de Menezes Barros Filho, é um reconhecimento público à relevante contribuição de Theotônio Neto para valorização da Comunicação profissional em Sergipe. “Theotônio é um grande comunicador; tive o prazer de estudar com os filhos dele e o conheço há muito tempo. É uma referência nacional e graças a Deus está aqui hoje recebendo essa Medalha e trabalhando aqui conosco; Nos sentimos muito honrados em ter essa mente brilhante; nos sentimos agraciados. Parabéns pra ele”, destaca.
Felicidade e gratidão definiram o sentimento de Theotônio Neto na manhã desta terça-feira. “Estou feliz e honrado com essa homenagem da Assembleia Legislativa. Agradeço ao amigo e deputado Jeferson Andrade pela indicação e aos demais membros da Casa pela confirmação do meu nome para a Medalha João de Barros, um jornalista que honrou a nossa profissão e fez história na comunicação, na cultura, nas artes e no ativismo social. Divido essa honraria com os comunicadores do passado e também do presente, especialmente com os jovens e as jovens colegas da Dircom, onde convivo em regime de plena harmonia e constante aprendizagem. Obrigado a todos!”, destacou.
De operador de rádio a vereador
Indicado pelo deputado Neto Batalha (PL), o radialista Jailton Santana, nasceu em Aracaju; filho de Manoel Messias Santana e Maria Marques da Silva e pai de Lucas Santana (advogado) e Laísla Santana (engenheira).
Iniciou sua carreira no rádio em janeiro de 1988, na Rádio Jornal de Sergipe, na função de operador de áudio aos 17 anos de idade e no ano seguinte já atuava como repórter esportivo. Na imprensa, teve passagem pelas principais emissoras de rádio, FM Sergipe, Rádio Jornal, Rádio Liberdade, Rádio Aperipê, Ilha FM , Rádio Cultura e atualmente apresenta o programa Jornal da Rio Segunda Edição na Rio FM de Aracaju . Também atuou como repórter policial , na TV Manchete ( TV Jornal ) em Sergipe .
Em 2008 foi eleito pela primeira vez, vereador de Aracaju, e reeleito no mandato seguinte. Durante esse período foi vice presidente do parlamento da capital durante 6 anos consecutivos, disputou a eleição como candidato a vice prefeito de João Alves, Em 2012 cursou Jornalismo na Universidade Tiradentes. Na vida pública, também atuou como assessor parlamentar na ALESE, Câmara Municipal e no Senado Federal.
“Estou movido por muita alegria pois após três décadas em atividade no rádio sergipano, tendo a satisfação de comunicar com o povo de Sergipe, pra mil é uma honra receber essa homenagem por parte do deputado Neto Batalha, juntamente com outros colegas de profissão”, afirma Jailton Santana.
De acordo com o autor da indicação, é uma honra entregar a Medalha João de Barros. “Hoje tenho a honra de entregar essa Medalha à Jailton Santana, um grande radialista e grande profissional que transmite tudo o que acontece em todo estado de Sergipe e estamos juntos com todos os deputados e demais homenageados, o que é bastante gratificante tanto para nós quanto para os profissionais de Imprensa”, avaliou o deputado Neto Batalha.
Espírito Democrático
O radialista, publicitário e estudante de jornalismo, Narcizo Henrique Santos Machado, foi indicado pelo deputado Paulo Júnior (PV). Nascido em Aracaju, é filho da professora Gilda Maria dos Santos Lelis e do ex-vereador de Aracaju, Narciso Machado da Conceição. Pai de Arthur, Maria Luiza e Maria Esther. Também é especialista em magistério superior e em marketing empresarial e político. Já atuou com assessoria de comunicação empresarial e política; foi instrutor de cursos e gerente de postos de combustível e lojas de conveniência. No campo do radiojornalismo, começou no ano de 2016 passando por várias funções, como: repórter e produtor. Em 2017 começ0u a atuar na Fan FM. Na emissora ajudou a criar o portal fanf1.com.br. Desde 2018 está na apresentação do Jornal da Fan.
“É uma alegria muito grande receber essa Medalha, pelo fato de estarmos no principal Parlamento do estado que é a Assembleia Legislativa; pelo fato de termos atuação no jornalismo político, que às vezes a gente contraria os membros desta Casa com críticas e cobranças, observar a Alese criar uma Medalha de reconhecimento pelo trabalho destes profissionais, é perceber o espírito democrático de reconhecimento ao trabalho da Imprensa. Pra gente é o coroamento de todo um trabalho coletivo de uma equipe dedicada a levar o melhor do jornalismo aos sergipanos”, avaliou.
O deputado Paulo Júnior, autor da indicação, disse que Narcizo Machado é um jovem que iniciou há pouco tempo no rádio, mas que: “vem desenvolvendo um importante papel na comunicação do estado de Sergipe, levando informações de forma precisa, independente e acima de tudo com bastante maestria, mantendo informada a população sergipana de tudo que ocorre no nosso estado.”
Primeiro a cobrir uma Copa do Mundo
O radialista Carlos Magalhães, conhecido como Magá, recebeu a Medalha João de Barros das mãos do deputado Garibalde Mendonça (PDT). O início de sua carreira foi no rádio no estado de Alagoas, ainda de forma amadora, no período em que estudava Odontologia. Mas foi em Sergipe que Carlos Magalhães se projetou como radialista; um dos episódios marcantes foi a inauguração em 1969, do Estádio Lourival Baptista (Batistão), com a presença do jogador Pelé. Nascido na cidade ribeirinha de Propriá, foi também o primeiro repórter sergipano a fazer uma cobertura de Copa do Mundo de Futebol, em 1970. Passou por vários veículos de Comunicação, a exemplo da Rádio Jornal; professor titular da Universidade Federal de Sergipe; foi secretário em governos estaduais e na Prefeitura de Aracaju, chegando ao cargo de deputado federal.
“Eu conheço Magá desde a minha infância, pelo trabalho na radiofonia sergipana narrando jogos de futebol. Ele é um ícone da Imprensa e do rádio sergipano; nada mais justo do que no dia de hoje homenagear essa pessoa querida por todos nós sergipanos, registrando na história a honraria a esse grande homem, esse grande radialista e jornalista que é Carlos Magalhães”, afirma Garibalde Mendonça.
Também foram homenageados os profissionais da Imprensa Sergipana: Ederaldo Ferreira Bomfim Filho (pelo deputado Garibalde Mendonça-PDT), Gilson Ramos (pelo deputado Kaká Santos-União Brasil), Jairo Alves de Almeida (pelo deputado Georgeo Passos-Cidadania), Mylena Rocha de Sá (pela deputada Drª Lidiane Lucena-Republicanos), Luiz Carlos Ferreira (pela deputada Carminha Paiva-Republicanos), Magna Santana (pela deputada Linda Brasil-PSOL), Rita Oliveira (pelo deputado Cristiano Cavalcante-União Brasil) e Severino Ramos Simplício de Alcântara (pelo deputado Luizão Donatrampi-União Brasil).
A deputada Linda Brasil saudou os homenageados em nome da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.
“O reconhecimento aponta para a responsabilidade para o fortalecimento da democracia no fortalecimento de uma sociedade justa e fraterna, pois a comunicação tem papel relevante na construção de uma sociedade que respeita as diferenças. Se mal usados, os instrumentos da comunicação podem causar estragos, a exemplo da propaganda de guerras por meio do uso das ‘fake news’ fomentando ódio, desinformação e violência”, observou falando da a importância de Barrinhos para a comunicação e a cultura sergipana, vencendo preconceitos por ser negro e gay.
E a radialista Magna Santana falou em nome dos homenageados, saudando os colegas, o empresário da Fan Fm, Sandro de Miro, os colegas Narcizo Machado e Jailton Santana e o deputado Luciano Bispo, autor da Resolução da Medalha, além do diretor de Comunicação da Alese, Thetônio Neto, além da jornalista Rita Oliveira, que atua no jornalismo político e o professor Jairo Alves. “Saúdo a todos os homenageados e agradeço a homenagem em nome do mestre da comunicação e Carlos Magalhães que me deu o título de ‘Musa do Rádio’ e que mantém-se vivo pelo amor que ele tem pelo radiojornalismo e isso precisa ser respeitado. Somos formadores de opinião e temos um peso da responsabilidade. O sentimento dessa medalha é de gratidão pelo reconhecimento e responsabilidade redobrada”, acredita.
Conhecido como professor Jairo Alves, o radialista também falou em nome dos homenageados, agradecendo e ressaltando a transparência da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Honraria
A Medalha do Mérito ‘Radialista e Jornalista João de Menezes Barros Filho (Barrinhos)’ foi instituída pela Resolução Nº 01/2017, de 29 de março de 2017. O objetivo é a conferir a personalidades o reconhecimento de sua meritória e destacada contribuição ao Jornalismo, à radiodifusão, ao desporto, no Estado, criada pelo deputado Luciano Bispo (PSD), quando presidente da Alese.
Fotos: Jadilson Simões