Sessão Especial: Poder Legislativo celebra o Dia Estadual do Maçom

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

Na tarde desta segunda-feira (28), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) realizou uma Sessão Especial alusiva ao Dia Estadual do Maçom, comemorado no dia 20 de agosto. O Grão-Mestre do Grande Oriente de Sergipe, Wolney de Melo Dias, e o Mestre Instalado pela Grande Loja Maçônica Jacques de Sergipe, Walter Gomes Pinheiro Júnior, foram homenageados com o ‘Diploma de Honra ao Mérito’. Bastante concorrida, a solenidade aconteceu no Plenário ‘Deputado Pedro Barreto de Andrade’, localizado na sede do Poder Legislativo, em Aracaju.

58O deputado Luciano Pimentel presidiu a Sessão Especial

A ocasião festiva é fruto de Lei Estadual de Nº8.259, de 17 de julho de 2017, que institui o Dia do Maçom, bem como inclui no Calendário Cultural do Estado de Sergipe. A proposta é de iniciativa do deputado estadual Luciano Pimentel (PP), que presidiu o momento solene.

“Anualmente realizamos uma Sessão Especial em homenagem aos maçons baseada na legislação de nossa autoria no qual, valoriza e reconhece as atividades desenvolvidas pela Maçonaria no Estado de Sergipe, Brasil e mundo que é uma entidade centenária. Nessas ocasiões, dois representantes recebem a honraria em nome da Casa Legislativa. É um ato muito importante, pois traz para a sociedade a valorização que o Poder Legislativo tem em relação as ações desenvolvidas pelos maçons”, afirmou Luciano Pimentel.

Mesa de autoridades

O primeiro homenageado foi o Grão-Mestre do Grande Oriente de Sergipe, Wolney de Melo Dias, que destacou a sua gratidão pela honraria. “Em nome do Grão Oriente do Estado de Sergipe recebo com muita gratidão essa honraria por parte da Alese, sendo uma propositura em comemoração ao Dia do Maçom do deputado Luciano Pimentel, sobretudo com essa atitude agracia toda a maçonaria sergipana. É um grande honra representar nossa Ordem neste ato”, comemorou.

O médico, gestor público e Mestre Instalado pela Grande Loja Maçônica Jacques de Sergipe, Walter Gomes Pinheiro Júnior, em seu discurso fez questão de demonstrar a satisfação pela homenagem. “É motivo de muita alegria receber da Alese esse título, algo que me enche de orgulho. Ao mesmo tempo, desperta uma sensação de maior responsabilidade e renova também a disposição para seguir em frente em outros desafios. Trata-se de uma história iniciada como aprendiz e, desde então, muita coisa foi construída dentro dessa trajetória maçônica. É um dia de festa pelo reconhecimento por todo trabalho realizado ao lado dessa família que me recebeu muito bem em terras sergipanas”, disse o homenageado natural do Estado de São Paulo e que reside em Sergipe desde 2006.

Walter Gomes Pinheiro Júnior

A 1º secretária da Sessão Especial e deputada estadual, Carminha Paiva (Republicanos), parabenizou os homenageados e comentou a respeito do trabalho prestado pela instituição. “Recentemente tive a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela maçonaria em Sergipe e passei a admirar muito os homens honrados que fazem parte dessa instituição. Quero em nome dos irmãos e cunhadas da Loja Hans Werner, localizada no bairro Cirurgia, parabenizar a todos por essa data tão especial. Sem dúvidas um momento muito feliz para todos os presentes”, destacou.

Antes de encerrar, o Grão-Mestre do Grande Oriente de Sergipe, Wolney de Melo Dias, concedeu duas Moções de Gratidão pelo apoio e relevantes serviços prestados sobre as ações do Dia do Maçom. Essas homenagens foram atribuídas aos parlamentares: Jeferson Andrade (presidente da Casa Legislativa) e Luciano Pimentel.

Mesa da Solenidade

Plenário Deputado Pedro Barreto de Andrade

A mesa da solenidade foi composta pelo deputado estadual Luciano Pimentel; pela deputada estadual Carminha Paiva; pela secretária de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor, Viviane Pessoa – na solenidade representando o Governador do Estado, Fábio Mitidieri; pelo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Sergipe, Alberto Jorge Franco Vieira; e pelo assessor parlamentar, e coronel do 28º Batalhão de Caçadores, Roberval Leão; além dos dois homenageados.

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese