Sessão Especial destaca o Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional

Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese

Na manhã desta segunda-feira (23), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) realizou Sessão Especial em homenagem ao Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional. A propositura é do deputado estadual Luciano Pimentel (PP).

Na oportunidade, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 17ª Região fez a entrega de homenagens a cinco personalidades: os deputados Luciano Bispo e Luciano Pimentel, a terapeuta ocupacional Andrea Carla Santana Ferreira, a diretora de Jornalismo da TV Sergipe, Rosa Vasconcelos e a Fisioterapeuta Erika Ramos Silva.

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Jader Pereira de Farias Neto, falou sobre a importância dos profissionais na fisioterapia. “Quando a Casa do povo é uma casa que nos acolhe em tantas outras demandas, nada mais justo do que homenagear na data de hoje, os dois profissionais mais antigos da profissão, que desempenharam papel fundamental desde o início, assim como a TV Sergipe neste momento especial, pelo papel desempenhado no jornalismo para o Estado de Sergipe. São muitas especialidades hoje que temos reconhecidas pelo Conselho Federal. São muitas demandas e a ideia é que a gente continue ofertando para a sociedade, o conhecimento sobre o papel e a responsabilidade civil que essas profissões tem para o estado de Sergipe”, destacou o presidente.

A vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Andrezza Marques Duque falou da importância de homenagear os profissionais da fisioterapia.

“A ideia é que a gente possa homenagear os profissionais que fizeram parte da história da fisioterapia e fisioterapia ocupacional aqui em Sergipe. Não só profissionais que contribuíram para sua categoria, daí a gente tem a representação da fisioterapia, através do profissional que foi formado na primeira turma do estado de Sergipe. E o terapeuta ocupacional que veio e fez uma boa ação no serviço público, que participou da representação da categoria”, disse a vice-presidente.

O Conselheiro Efetivo do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Maurício Lima Poderoso Neto destacou a relevância e importância dos profissionais da fisioterapia.

“Os profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional tem uma ação relevante na sociedade, para promover toda a saúde que a população assim merece. E que se destacou ainda neste momento pandêmico, todas as ferramentas que foram utilizadas para reabilitar e trazer mais qualidade de vida as pessoas. Nada mais justo que a Alese abrir essa pauta, para a gente reforçar a qualidade desses profissionais, a formação e todo o empenho e desenvolvimento que eles vem fazendo ao longo de todos esses anos”, destacou o Conselheiro Federal.

Homenageados

O deputado Estadual Luciano Pimentel afirma que a homenagem traz um momento de muita alegria e felicidade, e fala ainda da importância dos profissionais da fisioterapia e terapia ocupacional. “É muito importante o trabalho do fisioterapeuta, do terapeuta ocupacional, e esta Casa nesta data, reconhece através de uma sessão especial, o trabalho dessas pessoas em benefício da sociedade. Nós sabemos que passamos por um momento muito difícil da pandemia e eles tiveram um trabalho excepcional, além do trabalho cotidiano, que é de grande importância para a sociedade. É um momento também de alegria e felicidade, ter o reconhecimento desses profissionais que tanto fazem para a saúde de nossa gente”, ressaltou o parlamentar.

A Fisioterapeuta Erika Ramos Silva destacou que receber a homenagem é um grande reconhecimento.

“Receber esta homenagem é fantástico. Estou como representante da primeira turma de fisioterapia do estado de Sergipe, para nós que somos desbravadores é um grande reconhecimento. Acredito que conhecendo a nossa história, estamos reconhecendo nossa contribuição para Sergipe. Temos avançado bastante ao longo dos anos, mais ainda temos muito que avançar. População tem que ter melhor consciência sobre seus direitos, na melhor assistência a saúde, de maneira integral, que é aquilo que o SUS preconiza e avançar na questão de inserção do profissional em políticas públicas de saúde”, ressaltou a homenageada.

Fotos: Joel Luiz – Agência de Notícias Alese