logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Sessão Especial debate inclusão de pessoas com síndrome de Down

De autoria do deputado Georgeo Passos (Cidadania), foi realizada na tarde desta terça-feira (26), no plenário da Assembleia Legislativa do estado de Sergipe (Alese), uma Sessão Especial voltada para o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, com o tema: “Chega de Rótulos e Abaixo o capacitismo”.

Deputado Georgeo Passos

Segundo o parlamentar, é a quinta vez que realiza uma Sessão Especial sobre o tema, em parceria com o ex-vereador Lucas Aribé. “Essa é a oportunidade de a gente fazer um debate aprofundado para que a sociedade entenda que essas pessoas com síndrome de Down podem contribuir no coletivo. A gente sempre escuta muito que chega de rótulos e a gente quer avançar no tema, pois são pessoas que realmente têm condições de nos ajudar enquanto sociedade e por isso fazemos questão de realizar todos os anos essa Sessão Especial aqui na Assembleia Legislativa”, destaca.

Para Lucas Aribé, a parceria formada há aguns anos com o deputado Georgeo Passos, tem o objetivo de trazer para o povo sergipano, a oportunidade de debater  a temática da pessoa com síndrome de Down. “Essa é muito mais do que uma data; é um momento para chamar a atenção do poder público, da sociedade civil, do setor empresarial e de toda a população de que as pessoas com síndrome de Down precisam e merecem oportunidades. A gente não pode mais continuar na era da exclusão; precisa excluir a palavra exclusão por oportunidades . É o clamor desses jovens e daqueles que acreditam em um mundo cada vez mais inclusivo e mais respeitoso”, entende.

A presidente da Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown), Sueli Magalhães Moura Rodrigues disse ser necessário e importante a realização de debates a exemplo do que vem sendo promovido pelo deputado Georgeo Passos.

Sueli Magalhães, presidente do Cidown

“Essa fala aqui hoje é necessária e importante porque a sociedade rotula as pessoas com Síndrome de Down, com deficiência Intelectual, como eternos anjos, eternas crianças, como se não fossem capazes e quando mostram que são capazes, ficam dizendo ser uma superação. Não, eles não superaram, eles são pessoas como qualquer outras, que bastam ter oportunidades. Esse é um momento em que o deputado Georgeo Passos nos brinda todos os anos para que a gente possa trazer os nossos jovens e mostrar para a sociedade que eles estão crescendo e precisam ter uma profissão, trabalhar, namorar, casar e fazer tudo que qualquer outro jovem ou adulto faz. E não ficar em casa sendo tratados de uma forma infantilizada”, observa alertando sobre a importância da inclusão.

A presidente da Federação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Sergipe, Mônica Carmélia Marinho de Souza agradeceu pela oportunidade do debate no plenário da Alese.

“Hoje é uma data de celebração das vitórias que nós conseguimos, mas estamos aqui para falar um pouco sobre as dificuldades e as lutas que as Apaes encontram para promover a inclusão das Pessoas com Deficiência de forma geral. Síndrome de Down não é deficiência, é uma condição congênita. Na Apae de Aracaju temos tão somente 29 pessoas com Síndrome de Down, na Barra dos Coqueiros, duas, em Itabaiana 12, em Lagarto 14, em Neópolis, duas; em Nossa Senhora do Socorro, 11.  Onde estão as pessoas com Síndrome  de Down; estão segregadas e colcadas à margem, fora de onde deveriam estar, que é onde quiserem. Segundo o IBGE de 2010, nós temos uma população 45 milhões 606 mil e 48 Pessoas Com Deficiência, mas esqueceram de catalogar as pessoas que têm Down. Temos uma lei de autoria do deputado Georgeo Passos que obriga as maternidades a informar as crianças que nascem com Down, mas a lei não saiu do papel. Temos uma outra lei que seja realizado o eletrocardiograma nos recém-nascidos com síndrome de Down e outra que institui o Programa Estadual de Orientação sobre a síndrome. São muitas leis que precisam ser implementadas e cabe à cada um de nós lutar para que os direitos sejam respeitado”, ressalta.

Mônica Carmélia, presidente da Federação das Apaes

O jornalista Saulo Coelho destacou o projeto de fotografia que vem desenvolvendo com meninos e meninas com Síndrome de Down, intitulado Incluzoom.

“A importância de comemorar essas datas é mostrar na prática o que está sendo feito; a competência, a qualidade técnica, a sensibilidade do olhar desses alunos e alunas do Incluzoom. Esse é o primeiro desdobramento de um projeto chamado Galera do Click, que teve início em 2013 em São Paulo com a fotógrafa Sandra Reis, que tem um filho com síndrome de Down e hoje é um fotógrafo profissional. Ela veio para Aracaju em 2018 e durante as oficinas na Universidade Tiradentes, ela me disse que seria eu o professor dessa galera aqui. Começamos as atividades em 2019 com a ajuda de várias organizações, como Lumiar, Cidown e Yazige. Hoje temos 22 alunos e alunas que mostram seu trabalho à cada ano. Estamos realizando no Shopping Riomar, a terceira exposição na programação do aniversário de Aracaju.  Na primeira homenageamos os monumentos e pontos turísticos da cidade; na segunda, personagens históricos e esse ano, a rica culinária da nossa cidade, com a exposição Aracaju, Cores e Sabores”, relata.

A jovem Flávia Guadalupe, que nasceu com síndrome de Down, é uma das alunas do curso de fotografia.

Aluno do Incluzoom forografando o professor e jornalista Saulo Coelho

“Eu amo o curso e meus colegas. Sou autodefensora da Região Nordeste, por Sergipe, da Federação Brasileira de Associação de Síndrome de Down; tenho o curso incompleto em Serviço Social pela Universidade Tiradentes (Unit), mas o meu sonho é fazer Dança na Universidade Federal de Sergipe (UFS); sou dançarina de dança do ventre, fotógrafa; faço curso de oratória, canto, teclado, iniciação  ao teatro e não esqueço das minhas atividades físicas: pilates e academia. Sou católica, tenho fé em Deus, pois sem Deus, não somos nada, gosto de ler, fazer amizade, viajar e também luto pelos direitos como trabalhar, estudar, viajar, morar sozinha e cuidar da minha mãe”, enfatiza.

A Sessão Especial contou ainda com a deputada Linda Brasil (PSOL), que defendeu o destacou a importância do debate em torno do tema e o deputado Luizão Donatrampi (União), que sugeriu à Alese, contratar jovens como Síndrome de Down para trabalhar na Casa Legislativa. Professores, familiares e alunos das instituições, participaram da Sessão Especial nas galerias e no plenário.

 

A síndrome de Down é também conhecida como trissomia do cromossomo 21. Trata-se de uma alteração genética causada por uma divisão celular atípica durante a divisão embrionária. Para se ter uma ideia, as pessoas com a síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três.

 

Flávia Guadalupe sonha em fazer Dança na UFS

Durante a gestação, o ultrassom morfológico fetal para avaliar a translucência nucal pode sugerir a presença da síndrome, que só é confirmada pelos exames de amniocentese e amostragem das vilosidades coriônicas. Depois do nascimento, o diagnóstico clínico de síndrome de Down é comprovado pelo exame do cariótipo (estudo dos cromossomos).

 

Fotos: Joel Luiz/Alese

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo