Sessão Especial comemora os 62 anos da Fetase

O deputado Paulo Júnior (PV), realizou na tarde desta terça-feira (18) no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), uma Sessão Especial com a finalidade de comemorar os 62 anos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetase), que tem como principal bandeira a Reforma Agrária.

Deputado Paulo Júnior

Fundada em 18 de junho de 1962 e reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social em 11 de julho de 1963, a Fetase é uma organização sindical classista, de segunda instância que congrega 72 sindicatos, representando aproximadamente 250 mil agricultores familiares. A entidade é filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Os cinco primeiros Sindicatos que deram origem a Fetase foram: os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Nossa Senhora da Glória, de Aquidabã, de Simão Dias, de Nossa Senhora das Dores e de Itaporanga D’Ajuda.

Segundo informações da entidade, “ao longo dos anos de atuação, vem contribuindo para a ampliação e o fortalecimento da organização e representação sindical no meio rural, reivindicando, mobilizando, propondo e negociando políticas agrícolas diferenciadas, direitos trabalhistas e sociais que resgatem a área rural, enquanto espaço de vida, de luta, de trabalho e construção de conhecimentos capazes de promover as transformações necessárias para um desenvolvimento rural sustentável em nosso estado”.

A Fetase trabalha com a missão de organizar, apoiar e desenvolver ações que visem a conquista de melhores condições de vida e de trabalho para a categoria trabalhadora rural centrados nos princípios do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Deputada Linda Brasil

O deputado Paulo Júnior destacou que a importância de reconhecer os trabalhos desenvolvidos pelos agricultores em todo estado de Sergipe. “Eles que têm um papel fundamental no dia a dia de cada família sergipana, fazendo jus ao slogan ‘se o campo não planta, a cidade não janta’. Esse o momento que o nosso mandato em forma de reconhecimento por tudo aquilo que eles representam para a sociedade sergipana, apresentou uma solicitação para a realização dessa  Sessão Especial, que foi acatada prontamente pela presidência da Assembleia Legislativa e hoje os representantes do povo sergipano, se congratulam com todos que compõem a Fetase aqui em Sergipe”, enfatiza.

Para a deputada Linda Brasil (PSOL), a Fetase faz juntamente com os homens e as mulheres do campo, um trabalho muito importante. “Saber que a maioria é formada por mulheres que fazem  uma resistência e o trabalho da agricultura familiar, contribuindo para o nosso desenvolvimento, me deixa muito feliz em poder prestigiar, participando da Sessão Especial em comemoração aos 62 anos dessa federação tão importante aqui no nosso estado, contribuindo para que nós sergipanos tenhamos alimentos de qualidade”, afirma.

Conquistas

Para o presidente da Fetase, Lucivânio de Aragão, a entidade tem muito que comemorar. “Temos muitas conquistas ao longo desses 62 anos de luta em prol dos trabalhadores rurais, inclusive o direito à aposentadoria para o homem e a mulher do campo. Em 2019 tivemos uma grande batalha contra a Reforma da Previdência, que ia mexer com a idade do homem e da mulher do campo e impor um percentual de pagamento mensal. Nós somos segurados especiais e a nossa contribuição é comprobatória. Em 2019 para nós foi uma conquista muito grande, pois conseguimos manter a idade de 55 anos para a aposentadoria da mulher e 60 anos para o homem”, comemora.

Presidente da Fetase, Lucivânio Aragão

Sobre a Sessão Especial, o presidente da Fetase disse estar muito feliz. “Agradeço ao deputado Paulo Júnior por propor essa sessão nesse dia tão importante para a classe trabalhadora rural. É o reconhecimento para a nossa federação que completa 62 anos e estamos sendo agraciados com essa homenagem”, observa agradecendo também a todos os representantes de sindicatos que acompanharam os pronunciamentos na galeria da Assembleia Legislativa de Sergipe.

A secretária de Mulheres da Fetase, Cleide Matias Oliveira acrescentou ser uma data muito simbólica, de grandes comemorações.

“São 62 anos de muita luta e conquistas, que traz um relato de avanços na luta das mulheres que não dá para falar dos 62 anos de movimento sindical da Fetase, se não trazermos a importância da luta e participação das mulheres e quanto nós avançamos, para mostrar à sociedade, a visibilidade das mulheres, então é uma data muito simbólica”, reitera.

Secretária de Mulheres da Fetase, Cleide Matias

Participaram da Sessão Especial, sindicalistas e trabalhadores rurais de vários municípios sergipanos, vereadores, além do deputado federal João Daniel e representantes de órgãos ligados à agricultura familiar, a exemplo da Contag, CTB, Embrapa, Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, entre outros.

Fotos: Jadilson Simões/Alese