Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese
Ao final da tarde desta terça-feira (22), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), realizou uma Sessão Especial em alusão ao Dia do Soldado (celebrado no próximo dia 25 de agosto). Na oportunidade, concedeu a Outorga da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar ao Comandante do 28º Batalhão de Caçadores, Coronel Leandro César Pimentel Alves. A solenidade aconteceu no plenário ‘Deputado Pedro Barreto de Andrade’ com a participação da Banda Musical do 28º Batalhão de Caçadores, sob regência do 2º Tenente Célio Correia. A proposta da honraria partiu do presidente da Casa Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD).
“Agradeço pela honraria e tenho plena convicção que o ato é fruto de um trabalho de todos os integrantes do nosso Batalhão e aproveito essa oportunidade para homenagear os homens e mulheres do 28º BC que trabalham conosco, pois também são merecedores deste título. Garantir a lei da ordem em defesa da pátria, dentro dos Poderes Constitucionais e, também contribuir com o desenvolvimento regional e nacional fazem parte da nossa missão”, afirmou o homenageado, que no uso da fala fez uma explanação com fotos e vídeos sobre a atuação das Forças Armadas e a contribuição do Patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias).
O deputado estadual Paulo Júnior (PV) presidiu a Sessão Especial destacando a importância de celebrar a data e a honraria concedida pela Casa Legislativa. “Em nome de todos os parlamentares, parabenizo o coronel Leandro César Pimentel Alves pelo merecida honraria que foi concedida e os demais oficiais pelo Dia do Soldado. Faço questão de saudar também as autoridades, convidados e profissionais da Casa na presente Sessão”, disse.
Em nome do Poder Legislativo, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) fez a leitura da decisão do Conselho da Ordem do Mérito Parlamentar pautada na concessão da honraria e demonstrou satisfação em seu discurso. “O coronel Leandro César Pimentel Alves recebeu uma das maiores honrarias desta Casa. Medalha essa concedida pelos relevantes serviços prestados no Estado de Sergipe lógico, no comando do 28ºBC que possui diversas ações não apenas na área da segurança, assim como na área social em missões especiais. E, antecipando as comemorações do Dia do Soldado, o Poder Legislativo enaltece Duque de Caxias em nome do Exército Brasileiro nesse ato festivo”, frisou.
A deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos) prestigiou a solenidade e citou o papel fundamental das Forças Armadas. “É sempre muito honroso participar de Sessões Especiais como a de hoje, que celebram o nosso Exército Brasileiro. Parabéns ao coronel Leandro que recebeu essa honraria da Casa do Povo e a todos os soldados que integram as Forças Armadas, em Sergipe. Vocês são essenciais para nossa pátria”, acrescentou.
Mesa da Solenidade
A mesa da solenidade foi composta pelo deputado estadual e presidente da Sessão Especial, Paulo Júnior, o 1º secretário da Sessão Especial, o deputado estadual Georgeo Passos, o Comandante do 28º Batalhão de Caçadores, Coronel Leandro César Pimentel Alves, o presidente do Poder Judiciário, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, o Reitor da Universidade Tiradentes (UNIT), Jouberto Uchôa de Mendonça, o Capitão dos Portos de Sergipe – Capitão de Fragata, Alexandre Almeida, o secretário-geral da Mesa Diretora da Alese e presidente do Conselho Estadual de Cultura, Igor Albuquerque, e a secretária de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor, Viviane Pessoa.
Biografia do Homenageado
O Coronel Leandro César Pimentel Alves é natural de Fortaleza (CE). Nasceu em 17 de janeiro de 1978, filho de Mário Alves Moreira e Maria Telma Pimentel Alves. É casado com a Sra Nayara Najore Vieira da Silva e possui dois filhos: Ruan e Maria Clara.
Ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro em 11 de fevereiro de 1995, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas/SP, oriundo do Colégio Militar de Fortaleza. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria em 1999, na Academia Militar das Agulhas Negras, com o Título de Bacharel em Ciências Militares.
Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais no Rio de Janeiro (RJ) no ano de 2008, se especializando em Operações Militares.
Nos anos de 2014 e 2015, frequentou o Curso de Comando e Estado-Maior, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, sendo especializado em Ciências Militares.
Durante a carreira militar, realizou, ainda, diversos Cursos e Estágios, com destaque para o Curso de Planejamento de Operações na Selva, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) – Manaus/AM; Curso de Operações de Ajuda Humanitária e Estágio de Proteção de Civis, ambos na Organização das Nações Unidas (ONU); Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades e Estágio de Motociclista Militar, ambos no 4° Batalhão de Polícia do Exército – Recife/PE; Estágio Geral de Comunicação Social, no Centro de Estudos do Pessoal; dentre outros.
Como Oficial Aperfeiçoado, foi Comandante da Companhia de Comando e Apoio do Comando de Fronteira Amapá/ 34° Batalhão de Infantaria de Selva (Macapá/AP); Instrutor do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras (Resende/RJ); e Oficial de Operações do 47° Batalhão de Infantaria (Coxim/MS).
Como Oficial de Estado-Maior, serviu no Comando da 130ª Brigada de Infantaria Motorizada (Cuiabá/MT), onde exerceu os Cargos de Oficial de Operações, Oficial de Logística e Oficial de Inteligência. Em seguida, serviu no Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (Macapá/AP), exercendo naquela oportunidade o Cargo de Oficial de Logística da Grande Unidade.
No Exterior, integrou o 1° Pelotão de Força de Paz para Suporte ao Timor Leste e o VII Contingente Brasileiro da Força Interina da ONU no Líbano, ambas as missões sob a égide da Organização das Nações Unidas.
Foi promovido ao Posto atual, por merecimento, em 30 de abril de 2019. Atualmente, o Coronel Leandro César é Comandante do 28° Batalhão de Caçadores – Batalhão Campo Grande.
Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese