Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese
Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade (PSD), foi realizada no final da tarde desta segunda-feira (12), uma Sessão Especial em homenagem aos 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Brasil.
Sobre a importância da Embrapa para o Estado de Sergipe, o presidente do Poder Legislativo declarou que a Embrapa tem laços profundos com Sergipe, por isso a Casa Legislativa se sente honrada em participar das comemorações pelos 50 anos da empresa.
“Esta Sessão Especial é um reconhecimento a tudo o que a Embrapa tem feito pelo desenvolvimento do nosso Estado ao longo dessas cinco décadas. A Empresa tem mais de 200 funcionários, mais de 60 pesquisadores e é referência internacional em pesquisa agropecuária. O apoio da Embrapa é fundamental para o avanço da agricultura sergipana, com destaque para as culturas do coco, milho, mandioca e citros. Basta dizer que a empresa lidera a pesquisa com a cultura do coco no Brasil e tem o mais expressivo banco de germoplasma de mangaba do país”, observa.
Jeferson Andrade ressaltou ainda que a Embrapa também atua para popularizar a ciência entre os estudantes, acolhe estagiários e bolsistas e apoia projetos de ressocialização de pessoas que cumprem pena em presídios do Estado.
“Recentemente, a Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da Assembleia recebeu gestores da Embrapa para apresentar as tecnologias desenvolvidas pela empresa para a nossa agropecuária. Quero dizer que a Alese está de portas abertas para a Embrapa porque sabemos do valor da tecnologia e da pesquisa para o avanço econômico e social de Sergipe”, afirma.
O vice-presidente da Alese, deputado Garibalde Mendonça (PDT), presidiu a Sessão Especial, momento que contou com a participação do deputado Paulo Júnior (PV), da deputada Carminha Paiva (Republicanos), gestores e funcionários da Embrapa, além de representantes de entidades parceiras e autoridades governamentais de Sergipe.
“Esta Sessão Especial faz uma justa homenagem à Embrapa pelos 50 anos de existência e pelos avanços ao longo dos anos, principalmente na área da pesquisa e do apoio aos produtores”, disse Garibalde Mendonça.
Desenvolvimento
O chefe-geral da Embrapa em Sergipe, Marcos Aurélio Soares Cruz destacou os resultados das pesquisas para o desenvolvimento estadual e lançamentos de tecnologias e publicações.
Segundo mencionou, a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), foi fundada em 13 de junho de 1975, completando neste ano, 48 de atuação para o desenvolvimento da agricultura sustentável. Revela que o início das atividades em 1975 se deu a instalação da Unidade de Execução de Pesquisas de Âmbito Estadual (UEPAE) de Quissamã, na Grande Aracaju; e desde 1993, a empresa funciona à avenida Beira Mar, em Aracaju, como Embrapa Tabuleiros Costeiros.
“A Embrapa vem desenvolvendo, ao longo desses 50 anos que estamos comemorando nessa Sessão Solene da Assembleia Legislativa, várias tecnologias para a pecuária brasileira. A empresa busca o desenvolvimento da agropecuária brasileira, por meio de tecnologias, processos agropecuários, metodologias e publicações. O Brasil hoje alimenta praticamente um bilhão de pessoas no planeta e boa parte do desenvolvimento agrícola tem a contribuição da Embrapa. O Brasil há 50 anos era um país que importava alimentos e hoje é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. A Embrapa não fez isso sozinha, mas ela tem a sua parcela junto com outras instituições de pesquisas e com o apoio do produtor”, ressalta Marcos Cruz.
Sobre a homenagem concedida à Embrapa pelo presidente da Alese, o chefe-geral da empresa afirmou que há dois meses conversou com o presidente Jeferson Andrade, colocando projetos em desenvolvimento pelo órgão, momento em que destacou a importância dos órgãos parceiros para a melhor atuação da Embrapa. “A Assembleia Legislativa de Sergipe vem sendo uma parceira histórica da nossa empresa. O presidente da Alese sugeriu que a gente pudesse fazer essa solenidade em homenagem aos 50 anos da Embrapa, o que para nós é muito gratificante em dividirmos essa alegria em fazer parte dessa empresa brasileira pública e de alta tecnologia num cenário mundial de pesquisa agrícola”, contou.
Composição
A mesa da solenidade foi composta pelos deputados Garibalde Mendonça e Paulo Júnior, o chefe-geral da Embrapa, Marcos Cruz; o ex-chefe geral da Embrapa, Lafayette Franco Sobral; o superintendente do Senar, Dênio Augusto Leite e o assessor-chefe da Secretaria de Estado da Agricultura, Arlindo Nery, representando o secretário Zeca Ramos da Silva.
O deputado Paulo Júnior fez um pronunciamento quanto ao desenvolvimento da Embrapa no país e em Sergipe, destacando os objetivos da empresa, que tem como missão: viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura nos Tabuleiros Costeiros, Baixada Litorânea e Agreste nordestinos em benefício da sociedade brasileira; sendo referência na geração de conhecimento, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável dos agroecossistemas da ecorregião há quase cinco décadas.
Um vídeo institucional foi exibido durante o evento, ressaltando os objetivos da empresa, as tecnologias utilizadas, os bancos de geoplasma para conservar recursos genéticos vegetais e animais com destaque para o coco, mangaba e ovinos da raça Santa Inês; as linhas de pesquisa, os serviços, os impactos e resultados, além dos locais de atuação
Honrarias
Na oportunidade, o ex-chefe geral da Embrapa, Lafayette Franco Sobral e o deputado Garibalde Mendonça foram homenageados com placas alusivas aos 50 anos da empresa.
Também participaram da Sessão Especial, o subsecretário-geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Igor Albuquerque, o diretor-geral da Alese, Ricardo Garcez e a chefe de gabinete da Presidência da Alese, Diana Gomes.
Fotos: Jadilson Simões/Alese