Servidores da Alese participam de painéis durante evento da Unale

Por Aldaci de Souza-Agência de Notícias Alese

O primeiro dia da 26ª Conferência da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), foi marcado pela realização de eventos simultâneos das entidades legislativas. Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), participaram de vários painéis.

Telma Pimentel, diretora da Elese

A diretora da Escola do Legislativo João de Seixas Dória, a Elese, Telma Pimentel, participou do painel promovido pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) e a coordenadora geral da TV Alese, jornalista Clécia Carla Silva, do painel realizado pela Associação Brasileira de Televisões e Rádio (Astral).

Telma Pimentel falou sobre a oportunidade em conhecer o trabalho das demais escolas do legislativos espalhadas no país. “É uma experiência única de trocar informações e mostrar o que estamos realizando à frente da Elese, com o incentivo do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade que tem nos incentivado a desenvolver projetos como o Quintas Negras e o Encontro com o Autor Sergipano. Participar da 26ª Conferência da Unale é muito gratificante porque a gente sai daqui com a cabeça fervendo de tantas de tanto conhecimento. A gente veio aqui para aprender quanto ao que pode ser feito para a melhoria das escolas do legislativo”, afirma.

Astral

Luciana Rivelli, presidente da Astral

No evento da Associação Brasileira de Televisões e Rádio, a presidente da entidade e diretora da TV Câmara Jundiaí, Luciana Rivelli Ampelio, afirmou que a Comunicação Legislativa deve ser um dos carros-fortes de toda Casa Parlamentar.

“É a porta de entrada do povo; da participação popular do cidadão dentro do trabalho do Legislativo; é o momento que a gente se aproxima do cidadão levando a ele informações que afetam a rotina dele. É muito importante a gente ter essa reunião de associados da Astral, da equipe que faz parte das tvs e das rádios legislativas para que a gente faça esse intercambio de conteúdo, para que a gente se capacite, troque ideias, preveja o futuro e tenha grandes debates que só venham a engrandecer a nossa comunicação legislativa”, entende ressaltando a importância de estar em diferentes formas de mídia: no canal aberto, na internet, nas redes sociais, presencialmente, ligando o parlamentar e o cidadão.

O palestrante Carlos Neiva, engenheiro de telecomunicações da Câmara dos Deputados, falou sobre o crescimento das casas legislativas e da tv 3.0, durante o evento simultâneo da Astral.

Palestrante Carlos Neiva

“Nós temos grandes oportunidades de fortalecimento da comunicação das câmaras municipais, assembleias legislativas, Câmara dos Deputados e Senado, através da rede legislativa de tv e rádio; tanto na questão da expansão. Indo nessa linha de tecnologia temos alguns avanços a ser tocado agora, principalmente com a nova evolução da tv 3.0”, disse.

Segundo a coordenadora-geral da tv Alese e associada da Astral, Clécia Carla informou que a Astral faz 20 anos em julho e desde que as televisões legislativas e rádios foram criados, têm avançado na sua regulamentação e nos compromissos com o dia a dia do cidadão.

“A integração Astral, Unale e diversos outros setores é extremamente importante para qualquer assembleia ou qualquer câmara legislativa; apesar  de a Unale falar só de legislativo estadual, a Astral tem um campo um pouco mais amplo; ela trata da Câmara Municipal e o nosso papel aqui é captar mais câmaras, mais associados, ampliar o estatuto, fortalecer e interagir e integrar porque a responsabilidade com o cidadão é o que a gente tem de melhor porque o resultado do voto é o que a gente vai ver nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais. Então a nossa obrigação enquanto servidor público, é participar de eventos como esse, levando o que de melhor a gente vai encontrar de novidade para os nossos gestores”, entende.

Cerimonialistas

Clécia Carla, coordenadora-geral da TV Alese

Em outro evento simultâneo, foi discutido por representantes da Associação Brasileira de Cerimonialistas (ABCLE),o impacto de novas tecnologias no dia a dia profissional de cerimonialistas foi um dos assuntos discutidos durante da Conferência Nacional da Unale. O impacto causado pela Inteligência Artificial no trabalho diário dos profissionais, foi abordado pelo chefe do Cerimonial da Presidência da Petrobras de 2009 a 2020, Pedro Amorim. Duas servidoras do Cerimonial da Alese, Luciana Oliveira e Maíra Cortez.

“Estou participando pela primeira vez desse evento e adquirindo muitas experiências maravilhosas e eu aproveito para agradecer ao nosso presidente, o deputado Jeferson Andrade pela oportunidade de representar o Cerimonial da Alese junto com a colega Maíra, pois está sendo muito útil, com aprendizados que vou levar para a Alese e para toda a vida”, afirma Luciana Oliveira.

Cerimonialistas da Alese, Maíra Cortez e Luciana Oliveira

As taquígrafas da Alese, Sueli Lobo e Karine Carvalho Santos,  participaram de um dos eventos simultâneos.

“A 26ª Conferência da Unale traz debates muito importantes para a nossa profissão. Acabei de participar de um painel muito importante com muitas novidades como a necessidade da taquigrafia presencial, como acontece na Alese, valorizando o nosso trabalho de acompanhamento de tudo que acontece, a exemplo dos pronunciamentos dos deputados e oradores, além de palestrantes. Todos os palestrantes do painel reforçaram a importância da taquigrafia presencial”, observa.

A Alese foi representada no evento simultâneo da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estadual e do Distrito Federal (Fenale), por três colaboradores: Antônio Carlos Pereira Dantas , Márcia Cardoso Silva e Fernanda Baracho Santos.

Márcia Cardoso, Fernanda Baracho e Antônio Carlos no painel da

O painel tratou de assuntos relacionados à valorização do servidor público.

Fotos: Jadilson Simões/Alese