Por Assessoria Parlamentar
Durante o Sergipe é Aqui realizado na última sexta-feira (06), no município de Ilha das Flores, o deputado estadual Cristiano Cavalcante teve duas leis ligadas sancionadas pelo governador Fábio Mitidieri.
Foram sancionadas a Lei n 9288/2023, que Institui o Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Arroz (PROASE), e a Lei n 9296/2023, que concede ao município de Ilha das Flores o título de Capital Sergipana do Arroz.
A escolha de Ilha das Flores para a sanção de ambas as leis, para Cristiano Cavalcante, foi um gesto de reconhecimento do governador Fábio Mitidieri, dada a forte presença da rizicultura na cidade e a importância da cultura para a população.
“Ilha das Flores já se destaca como a maior produtora de arroz de Sergipe, contribuindo efetivamente para que o nosso Estado se consolide entre os maiores produtores do Nordeste. Aqui, a rizicultura traz emprego, renda e desenvolvimento, por isso, o governador Fábio Mitidieri teve a sensibilidade de trazer a concretização de nosso trabalho para a cidade onde iniciamos nossa vida pública”, comemorou Cristiano.
Sobre o PROASE
Através do PROASE, o Governo do Estado terá a oportunidade de promover o crescimento e fortalecimento de toda a cadeia produtiva do arroz, que possui forte presença no Baixo São Francisco e na agricultura familiar.
Dentro da Lei, constam as diretrizes necessárias para o fortalecimento da cultura, bem como de suas regiões produtoras, localizadas nos municípios de Brejo Grande, Ilha das Flores, Neópolis, Pacatuba, Propriá e Telha, em sua grande maioria, sendo esta região responsável por tornar Sergipe o terceiro maior produtor do grão do Nordeste, com cerca de 35 mil toneladas, segundo o IBGE.
Capital Sergipana do Arroz
Localizada a 135 km de Aracaju, Ilha das Flores é uma cidade da região do Baixo São Francisco. A maior parte da renda do município vem da agricultura, por meio das plantações de arroz.
Segundo o IBGE, em 2020, foram produzidas 31.084 toneladas de arroz em Sergipe, tornando o Estado o terceiro maior produtor de arroz do Nordeste, depois do Maranhão e Piauí. Neste período, a rizicultura ocupou, uma área de 4.220 hectares, produzindo uma média de 7.366 Kg/ha, sendo a maior parte em Ilha das Flores, onde 1020 produtores rurais familiares vivem da rizicultura, gerando renda e movendo a economia do município.
Foto: Reinaldo Moura