‘Sergipe é Aqui’ conta com participação de deputados em Frei Paulo

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

As ações do programa ‘Sergipe é Aqui’, desenvolvido pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Estado da Casa Civil, chegaram nesta quinta-feira (6), ao município de Frei Paulo, onde mais uma vez contou com a participação dos deputados estaduais. Os serviços ofertados simultaneamente por 20 secretarias, órgãos, fundações e autarquias já contemplaram moradores dos municípios de Boquim, Estância, Porto da Folha, Propriá, Carmópolis e Nossa Senhora das Dores.

Vice-presidente da Alese, Garibalde Mendonça

De acordo com o vice-presidente da Alese, deputado Garibalde Mendonça (PDT), é importante proporcionar uma proximidade cada vez mais curta e recorrente entre o Governo do Estado, os deputados estaduais e a população. A realização do ‘Sergipe é Aqui’ contribui para isso.

“Esse contato que a população tem com os representantes da Assembleia Legislativa de Sergipe, com o governador Fábio Mitidieri e os assessores é essencial, principalmente porque somos votados em quase todos municípios e essa é a oportunidade de ouvirmos as demandas dos moradores”, entende Garibalde Mendonça.

O 1⁰ secretário da Mesa Diretora da Alese, deputado Luciano Bispo (MDB), assinou durante o evento, a autorização de repasse de recurso – através de emenda de sua autoria -, no valor de 450 mil reais. Desses, são 250 mil reais destinados para a Assistência Social, e 200 mil reais para ações de Saúde no município de Frei Paulo.

Deputado Luciano Bispo com o governador e o prefeito de Frei Paulo

“Nós estamos muito contentes com essas ações que estão sendo realizadas hoje pelo governador Fábio Mitidieri. O prefeito Anderson de Zé das Canas é muito bom, trabalhador, e esse apoio da Assembleia Legislativa ao ‘Sergipe é Aqui’ é fundamental para o progresso do nosso Estado”, afirma Luciano Bispo.

Capital por um dia

Na avaliação do deputado Luizão Donatrampi (União Brasil), os frei-paulistanos ganham com os serviços oferecidos.

Deputado Luizão Donatrampi

“Viemos prestigiar esse grande evento de extrema importância onde o governo traz toda estrutura e hoje Frei Paulo se transforma na capital sergipana, um projeto que aprovamos na Assembleia para que todo município em que o programa seja realizado, se transforme na capital sergipana. É muito importante para a população que precisa resolver alguma coisa nas secretarias e não tem como se deslocar. A presença do Parlamento é muito importante para ouvirmos as demandas, elaborar projetos e nos aproximar cada vez mais”, observa Luizão.

O deputado Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), disse estar se sentindo em casa. “Eu passei minha infância em Frei Paulo e não podia deixar de prestigiar esse evento. Estou em casa, pois a cidade de Frei Paulo foi onde eu dei os primeiros passos e essa aproximação do Governo do Estado e da Assembleia com a população é essencial”, afirma.

Dr. Manuel Marcos

O deputado Dr. Manuel Marcos (PSD), também elogiou o ‘Sergipe é Aqui’. “Esse evento é extraordinário e eu vim aqui agradecer ao governador Fábio Mitidieri por trazer tantos benefícios para a população. Eu fico encantado e venho dar o meu abraço ao governador e ao povo”, diz.

Novidades

Nesta sétima edição, os moradores de Frei Paulo contaram com mais uma novidade. Além dos serviços ofertados nas demais edições, o evento levou para os frei-paulistanos, a realização de consulta bucal, essencial para detectar de forma precoce o câncer de cavidade oral; a ação consiste em triagem, avaliação e diagnóstico, instrução de higiene bucal e entrega de kits odontológicos.

Dr. Samuel Carvalho

O governador Fábio Mitidieri destacou que a cada edição do programa, novos serviços são oferecidos a população.

“São mais de 160 serviços que estamos trazendo para Frei Paulo e hoje estamos inovando com os serviços de detecção do câncer de boca. À cada edição a gente vai ouvindo as demandas que a população quer e trazendo novos serviços para as pessoas que ganham qualidade de vida realizando vários serviços num único dia. Humanizar a gestão é algo fundamental”, ressaltou.

O prefeito Anderson de Zé das Canas agradeceu ao governador. “Hoje é motivo de muita alegria a visita do governador, dos gestores e dos deputados com essas ações itinerantes. É o primeiro município da região Agreste e eu estou muito feliz com os serviços ofertados aos paulistanos”, comemora.

Kaká Andrade, presidente do ITPS

O diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Antônio Carlos, conhecido como Kaká Andrade, informou que à cada edição a autarquia se adequa à realidade do município.

“Isso de acordo com os serviços que o ITPS presta. Dessa vez trouxemos gratuitamente 30 análises de solo, mostrando para o agricultor a importância dessas análises para que o pequeno produtor obtenha melhores resultados nas plantações”, destacou acrescentando que o ITPS também ofereceu um equipamento para verificar se os medidores de pressão estão corretos.

Já a dona de casa, Jozelita dos Santos Meireles, moradora do Povoado Mocambo, não escondeu a felicidade em participar do programa. “Eu não esperava que fosse assim tão grande. Gostei demais; já fiz até maquiagem e massagem, além dos exames”, comemorou.

D. Jozelita, do Povoado Mocambo

A oitava edição do Programa ‘Sergipe é Aqui’ acontece no dia 28 deste mês, no município de Itabaianinha.

Fotos: Joel Luiz/Alese