Sérgio Reis retorna à Brasília e Alese inicia trâmite para posse de novo deputado

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

O deputado estadual Sérgio Reis (PSD), retoma nesta segunda-feira (8), as atividades à frente da Secretaria de Representação do Estado de Sergipe em Brasília, após nomeação publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe. Com a licença da Assembleia Legislativa de Sergipe, a Alese deu início ao procedimento administrativo de convocação do suplente, o vereador por Aracaju, Dr. Manuel Marcos (PSD).

Dr. Manuel Marcos (Foto: Divulgação Câmara Municipal de Aracaju)

De acordo com o Decreto de 04 de maio de 2023, publicado no Diário Oficial nº 29.147, o governador em exercício, Jeferson Luiz  Andrade, observando o Estatuto dos Funcionários Públicos de Sergipe e o que dispõe a Lei nº 9.156, de 08 de janeiro de 2023, nomeia Arthur Sérgio de Almeida Reis, para exercer o cargo de secretário especial de Representação de Sergipe em Brasília. O documento dispensa José Luciano Nascimento Lima Filho, que estava ocupando o cargo em Brasília, designado por meio do Decreto de 13 de março de 2023.

Histórico

Em 1997, Sérgio Reis foi secretário de Obras, Meio Ambiente e Urbanismo de Lagarto na gestão de Jerônimo Reis. No ano de 1998, foi eleito como o deputado federal mais jovem do Brasil pelo PMN e foi titular das Comissões de Viação e Transportes, de Agricultura e Política Rural e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Em 2004, foi secretário de Saúde de Lagarto, sob o Governo de Zezé Rocha. Em 2007, foi secretário de Agricultura do Estado de Sergipe, na gestão do então governador Marcelo Déda, e em 2015 presidiu a Codise. Em 2017, Sérgio Reis foi assessor da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo e em 2018 foi assessor Especial da Presidência Nacional do Sebrae.

Empossado pelo presidente da Alese, Jeferson Andrade, em 14 de março de 2023 como suplente do deputado Jorginho Araújo (PSD) – que assumiu a Secretaria de Estado da Casa Civil- Sérgio Reis apresentou, proposituras voltadas para o fortalecimento da saúde pública, a exemplo da implantação de Unidades de Pronto Atendimento 24 horas em municípios com mais de 80 mil habitantes, além de assuntos de interesse do município de Lagarto, sua terra natal.

Posse

A data da posse do deputado Dr. Manuel Marcos ainda será marcada pela Assembleia Legislativa de Sergipe. Ele está no quarto mandato como vereador de Aracaju, de onde será licenciado para assumir a cadeira de deputado estadual. É médico ginecologista e obstetra; defensor da saúde da família.

Foto: Jadilson Simões