
Jeferson Andrade
“Esse seminário é essencial para que a gente possa impulsionar a busca por recursos e, principalmente, implementá-los nos nossos municípios. A gente sabe o quanto é árida a situação da educação no nosso estado e no país, e quanto mais pudermos lutar, buscar alternativas e garantir esses investimentos, mais satisfeitos ficamos,” disse o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade (PSD), na tarde desta segunda-feira (14), durante realização do 1º Seminário Sergipano de Política Educacional “Gestão e Financiamento da Educação em Sergipe – Soluções 2025-2028”. Cerca de mais de 40 municípios estiveram presentes.
Durante o seminário o presidente do poder legislativo e a presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) Silvany Mamlak, assinaram um termo de cooperação técnica entre as instituições no intuito de desenvolver ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da gestão pública municipal, à promoção do diálogo institucional e à realização de eventos e atividades de interesse em comum, de cunho educacional e cultural, podendo se dar sob a forme de cursos, aulas práticas, treinamentos, seminários, visitas técnicas, apresentações, publicações, ou outros empreendimentos afins e consentâneos com o propósito comum das partes.
“A nossa ideia não é fazer só esse primeiro encontro, mas muitos outros ao longo dos próximos anos. Esse ano está um pouco corrido, principalmente em relação à captação de recursos. Além disso, pautas como meio ambiente, combate ao racismo e outras propostas levantadas aqui são fundamentais. Tudo isso colabora para que esses recursos realmente façam a diferença,” declarou o presidente da Alese.

Silvany Mamlak
Silvany Mamlak destacou a importância da determinação dos prefeitos para executar projetos, “O coração da educação é realmente o censo escolar, a gente precisa ter uma atenção especial, enquanto prefeita na gestão passada saí de 18 milhões para, hoje, 58 milhões. Tudo isso, quando a gente tem coragem, determinação, é o que nós precisamos, perder o medo e encarar os desafios. Hoje, a gente vê os professores motivados, o que nós precisamos é que alguns colegas prefeitos queiram fazer as reuniões pedagógicas, olhando nos olhos das diretoras, do departamento pedagógico, entendendo como se faz, realmente, uma educação,” disse a presidente da Fames.
Educação 2025/2028: ajudando os municípios de Sergipe a vencer os desafios de incrementar receitas de financiamento

Manoel Barbosa
O mestre, pedagogo e palestrante Manoel Barbosa, falou sobre a importância de trazer os debates do financiamento estudantil em eventos como este seminário, onde gestores da área da educação então presentes, “Não se faz educação sem recursos financeiros. E é justamente pensando nisso que estamos aqui hoje conversando com gestores, prefeitos, secretários para entender o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o maior financiador da educação no Brasil. Quando a gente compreende o Fundeb, conseguimos ampliar a oferta de matrículas, principalmente na educação infantil, de 0 a 3 anos. E isso gera um ciclo positivo: mais arrecadação, mais qualidade na educação dos municípios.”
A pedido da Alese, Manoel Barbosa realizou um diagnóstico da educação nos municípios sergipanos, para que os gestores possam conhecer um pouco da sua realidade, “Por determinação da Assembleia Legislativa, fizemos um diagnóstico completo, com dados financeiros e pedagógicos dos 75 municípios de Sergipe. Cada secretário está levando um levantamento detalhado: número de alunos por etapa, evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos últimos 10 anos e estratégias para ampliar a receita com atividades complementares. Esperamos que esse material ajude no planejamento da rede e no avanço da educação em tempo integral.”

Cosme dos Santos
O secretário de educação do município de Canindé de São Francisco, Cosme dos Santos, falou sobre a importância de compreender melhor o Fundeb, “A educação está em constante transformação, e precisamos das receitas certas para melhorar o Ideb e garantir recursos adequados para nossos alunos. Isso fortalece tanto os municípios quanto a rede estadual. Em Canindé, já estamos nos preparando: implantamos escola em tempo integral, abrimos novas creches e estamos investindo de verdade. Nosso objetivo é ver Canindé crescer no Ideb e, quem sabe um dia, compartilhar nossa experiência como exemplo para o Brasil.”
Lá vem a educação climática: um nó ou um laço?

Mirella Capel
A professora e palestrante Mirella Capel, trouxe a importância da educação climática, com uma linguagem acessível para que estudantes e também professores tenham acesso a uma temática tão importante, além disso ela explicou que falta muito para o avanço nas orientações para que este conteúdo chegue até as crianças, “Falta muito ainda, sim, mas o Brasil deu um grande passo ao aprovar a Lei 14.926, que torna obrigatória a abordagem das mudanças do clima na educação básica. É um avanço, e agora vamos discutir propostas de como implementar isso nos municípios.”
“Como mudanças climáticas são uma temática interdisciplinar, é essencial capacitar os professores. Não é preciso que eles sejam especialistas, mas que tenham acesso a repertório de textos, vídeos, debates, para ampliar o conhecimento deles e dos alunos. Seminários como este são fundamentais, porque trazem essa discussão para prefeitos e secretários. É um tema político, não partidário, e essencial para pensar o futuro das nossas cidades,” afirmou Mirella Capel.

Fernanda Fontes
A contadora do município de Malhada do Bois, Fernanda Fontes, esteve presente no seminário e destacou a importância do tema do tema da educação climática, “As mudanças climáticas são um problema real e têm tudo a ver com educação, porque é através da prevenção e da informação que a gente transforma. Esperamos que esse debate traga novos olhares para trabalhar o tema nas escolas. No nosso município, ainda não temos nada específico sobre clima na educação, só algumas ações ambientais, mas é um ponto que precisamos avançar.”
Biografia

Manoel Barbosa
1 – Manoel Barbosa é pedagogo, mestre em Educação pela PUC-GO (2021-2023) e especialista em Educação Infantil (2011). Atua como professor da rede municipal de Goiânia desde 2011 e é conselheiro do Conselho Estadual de Educação de Goiás desde 2019. Exerceu o cargo de superintendente executivo de Educação de Goiás em 2019 e foi professor visitante no UniCerrado (2020-2021). Possui trajetória sólida em gestão pública, formação acadêmica e produção de conteúdos didáticos e reflexivos sobre políticas educacionais, financiamento da educação, equidade e temas sociais. Atuou também como assessor acadêmico da UEG (2006-2011) e estagiário da presidência na Câmara Municipal de Goiânia (2009-
2010), sempre com foco em iniciativas voltadas a educação, cidadania e cultura.

Mirella Capel
2 – Mirella Capel é Bacharel e Professora licenciada em Biologia pela PUC/PR, Mestranda em Mudanças Climáticas pela Univerdad Europea del Atlântico/ ESP, Especialista em Educação Ambiental pela FACET/PR, Especialista em Mudanças Climáticas pela Unyleya/RJ, Consultora Educacional da Editora Inteligência Educacional para Educação Climática.
Foto: Jadilson Simões| Agência de Notícias Alese