Seminário em defesa da Eletrobras e da Chesf será realizado na Alese

Na próxima sexta-feira, 20, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) receberá o seminário “O Modelo de Reorganização do Setor Elétrico e a Defesa da CHESF como Entidade Pública”. A atividade é uma parceria entre a Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da Alese, representada pela deputada estadual Ana Lúcia (PT) e a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, representada pelo deputada federal João Daniel (PT-SE).

Foram convidados para participar como palestrantes o representante do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico (Ilumina), João Paulo Aguiar; a representante da Secretaria de Energia da Confederação Nacional dos Urbanitários, Fabíola Antezana; o presidente do Sindicato dos Eletricitários do Estado de Sergipe (Sinergia-SE), Sérgio Alves; e o supervisor técnico do Escritório Regional/SE do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Luís Moura, além de representantes do Governo do Estado, de prefeituras, de Câmaras municipais além de entidades ligadas ao tema.

Para a deputada Ana Lúcia o seminário acontece em um momento de tensão em que o Governo Federal demonstra o interesse em privatizar a Eletrobrás. “O Governo golpista já deu claros sinais de que quer privatizar a Chesf e a Eletrobras e nós devemos nos organizar para impedir que isso aconteça. A privatização da Eletrobrás, em especial da Chesf, significa a privatização das águas, pois os rios onde estão instaladas as barragens serão utilizados com a finalidade exclusiva de gerar lucro.”

A parlamentar ainda ressalta que a privatização da Chesf atingirá principalmente a população mais pobre e que mais necessita das águas do rio São Francisco. “São cerca de 35 milhões de pessoas que moram no entorno da bacia do São Francisco. Com a privatização, essa população será diretamente afetada visto que a tarifa social não existirá mais já que as empresas privadas visam apenas os lucros na suas atividades”.

Por Assessoria Parlamentar
Foto: Jadilson Simões/Alese