Seminário discute o Poder da Comunicação na Formação da Opinião Pública

Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese

Na tarde desta segunda-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), realizou na Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese), em Aracaju, um seminário que discutiu o Poder da Comunicação na Formação da Opinião Pública. O evento é uma propositura do mandato da deputada estadual Linda Brasil (PSOL). Participaram da atividade, jornalistas, assessores parlamentares e profissionais em geral da Comunicação Social.

Deputada Linda Brasil

Para a deputada Linda Brasil, o intuito deste seminário é trazer uma maior formação política para os assessores de comunicação, como também para a parcela da sociedade que se interessa em saber sobre a importância da comunicação para democracia nacional. “O propósito é fazer algumas reflexões sobre a importância de uma comunicação que seja verdadeira, transparente, para que a opinião pública tenha acesso as informações de forma como elas realmente acontecem. Como parlamentar, prezo pelo fortalecimento da comunicação no sentido da independência, da autonomia, e também do investimento, para que setores do estado garantam um serviço de forma transparente a população. Sem se sentir influenciados por grupos econômicos, políticos”, afirmou a parlamentar.

O jornalista, e doutor em Comunicação e Sociabilidade, Cristian Góes, avalia o processo de comunicação como um encontro, uma função de ampla importância para a vida das pessoas.

Jornalista Cristian Góes

“Discutir a comunicação é uma necessidade humana, por que ela faz parte do processo humano. Em organizações como a Assembleia Legislativa, como o Governo do Estado, a comunicação tem uma função extremamente importante, ela tem uma condição pedagógica para a vida das pessoas. Pela comunicação que a gente se reconhece, inclusive como sociedade, percebemos quais são as nossas tarefas. Comunicação, dizia Paulo Freire, é a co-participação de sujeitos no ato de pensar; é um encontro” ressaltou.

Radialista Magna Santana

“Acho uma experiência muito legal, poder vir aqui conversar com um público diverso. A comunicação é dinâmica, e com o passar do tempo, com o advento da internet e redes sociais, as mudanças tem sido avassaladoras. É importante a gente falar um pouco como isso meche com a vida das pessoas, e como podemos influenciar até nas decisões políticas. Mas ao mesmo tempo que isso acontece, aumenta a responsabilidade e o cuidado que nós, enquanto profissionais, devemos ter para com o público que está do outro lado que lê, ouve e assiste as informações. Se não tiver ética acima de tudo, o estrago pode ser muito grande”, afirmou a radialista Magna Santana.

De acordo com a jornalista e mestra em Cultura, Economia e Políticas de Comunicação, Clécia Carla, a comunicação pública pode auxiliar o cidadão.

Jornalista Clécia Carla

“A Assembleia Legislativa, em especial, agradece a deputada Linda Brasil por promover esse debater tão necessário e importante que é o Poder da Comunicação na Opinião Pública; como é que a comunicação pública pode auxiliar o cidadão? Qual é a maneira mais simples, mais fácil de chegar até aquele cidadão que está lá na ponta, lá no interior do estado, que muitas vezes não tem a noção real da atividade parlamentar? Então é extremamente importante que as instituições, que os parlamentares e toda a esfera pública esteja concentrada para que a opinião pública saiba o que cada instituição, o que cada órgão seja ele Legislativo, Estadual, Municipal, qualquer que seja a esfera, que o cidadão saiba o que está, ou não, sendo feito”, disse a representante da ABC Pública.

Para o jornalista Noel Lino, a deputada Linda Brasil está de parabéns por trazer e discutir um tema tão importante.

Jornalista Noel Lino

“A discussão sempre é salutar, o aprender sempre é importante. Porque todo mundo vive aprendendo o tempo todo. Esses profissionais estão aqui hoje para passar suas experiências, nas suas vidas acadêmicas. É fundamental aprender e passar o conhecimento para as pessoas. Quero parabenizar a deputada Linda Brasil, que vem pensando fora da caixa”, disse o comunicador.

Fotos: Joel Luiz – Agência de Notícias Alese