A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, terá a participação de vários órgãos e instituições de Sergipe. Um dos participantes é o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), que foi um dos destaques do Alese Notícias na manhã desta quinta-feira, 20. Em entrevista à repórter Luciana Botto, o assessor de planejamento do ITPS, Marcus Sândalo, lembrou que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o papel de estimular os jovens a assumirem carreiras científicas.
De acordo com Marcus Sândalo, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe abriu laboratórios para os estudantes na 13ª edição do evento, que este ano tem como tema “Ciência alimentando o Brasil”. O ITPS participa da semana, que em Sergipe quem coordena é a Fapitec.
“O ITPS recebe alunos de escolas pública e privadas que vão conhecer o que o instituto faz. Acompanham palestras sobre gordura trans, tema da semana, participam de algumas experiências e conhecem nossos laboratórios e um museu que trata da história da tecnologia em Sergipe. O Brasil aumentou a produção de alimentos e a ciência tem papel fundamental nisso com pequisas. Essa melhoria na qualidade dos alimentos vem com pesquisa e inovação”, explicou.
Programação
Até o dia 21, o ITPS recebe alunos de escolas públicas e particulares para palestras sobre as atividades na área de pesquisa e visitas aos laboratórios e ao Centro de Memória da Ciência e Tecnologia de Sergipe. De 24 a 27 de outubro, as palestras vão acontecer em algumas escolas da capital e interior. Já no dia 28 de outubro, as ações se concentrarão na Feira Científica de Sergipe, evento que será realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) no Centro de Vivência da UFS com estandes de diversas instituições de ciência e tecnologia do Estado.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada em 2004 com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 13ª SNCT no Brasil vai de 17 a 23 de outubro de 2016.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões