logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Segurança: Georgeo cobra a convocação de aprovados em concursos

Por Assessoria Parlamentar

 

O deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, cobrou do Governo do Estado a convocação dos aprovados nos concursos realizados para a Polícia Penal e Polícia Civil. O parlamentar fez um apelo para que Fábio Mitidieri nomeie imediatamente para o preenchimento das vagas como forma de melhorar a segurança pública.

 

Em 2018, foi realizado no concurso para o preenchimento de 100 vagas para agente prisional. Em 2021, o Governo convocou 156 aprovados – 56 a mais do que o previsto no edital. Contudo, o juiz Marcos de Oliveira Pinto, da 12ª Vara Cível de Aracaju, determinou que o Estado cumpra a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação a proporção de policiais penais.

 

“O Supremo determinou que se respeite a proporção de, no mínimo, um policial penal para cada cinco presos. Ou seja, como o concurso de 2018 ainda está vigente, o Governo deve convocar outros aprovados para o curso de formação e, consequentemente, o preenchimento das vagas. São pessoas que estudaram, se dedicaram e agora aguardam essa oportunidade”, afirmou Georgeo.

 

O parlamentar lembrou que o sistema prisional sergipano conta hoje com contrato com a empresa Reviver – o que faz com que várias vagas sejam preenchidas por prestadores de serviço. “Somente no ano passado, a empresa recebeu mais de R$ 70 milhões do Governo. Esse recurso poderia ser empregado na convocação dos aprovados no concurso”, analisou.

 

Civil

 

Georgeo também cobrou que o Governo convoque os aprovados no último concurso da Polícia Civil, realizado em 2021. O resultado do pleito foi homologado no ano passado. No entanto, o deputado lembra que a segurança pública ainda carece de profissionais para melhorar o atendimento a população.

 

“Temos hoje nas delegacias um número pequeno de policiais civis. Precisamos que esses homens e mulheres sejam convocados para melhorar ainda mais o trabalho de investigação e de combate a crimes. Como o concurso ainda está em vigência, o Executivo pode convocar mais aprovados e solucionar esse problema”, finalizou Georgeo.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo