Secretário de Meio Ambiente fala na Alese sobre Plano de Resíduos Sólidos

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Olivier Chagas destacou em entrevista à TV Alese, o Plano Integrado de Resíduos Sólidos. Segundo ele, o plano passa pela criação de consórcios, cadastro de pessoas e cursos de preparação para que tenham cuidado com a saúde pública e com a questão ambiental.

“Também estamos implantando políticas de coleta seletiva em diversas cidades para que a gente possa com esses planos de aterros sanitários, dar condições aos municípios para correr atrás de recursos através de emendas, do BNDES, Funasa, do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, visando chegarmos ao ápice de termos aterros sanitários espalhados por todo Estado de Sergipe”, ressalta.

Olivier Chagas disse ainda que os consórcios já foram criados. “São quatro em todo o Estado: o da Grande Aracaju, o do Baixo São Francisco, o do Agreste Central e o do Sul e Centro Sul, contemplando os 75 municípios. O que está acontecendo agora são processos de eleições porque são autarquias independentes, quem são presidentes são os prefeitos eleitos que estão na condição de que, colocando de lado as questiúnculas políticas, podem fazer uma política que beneficia a todos, pois o problema do lixo aflige todos os municípios, a exemplo até mesmo de Aracaju”, enfatiza.

O secretário disse ainda que o Governo do Estado busca fazer a sua parte. “Essa é uma lei que para resolver os problemas do lixo, dos resíduos sólidos, envolve a União, os Estados, os municípios e a sociedade. Todos precisam se unir para resolver o problema que pode começar a ser resolvido em casa, com a separação dos resíduos”, afirma garantindo que o Estado está fazendo a sua parte com os 28 aterros sanitários.

Alese

“A Assembleia Legislativa de Sergipe tem ajudado nessa questão, aprovando leis de interesse ambiental e que regulamentam a forma de como a gente deve tratar as empresas no que diz respeito às suas ações e procedimentos de licenciamento e até de publicidades educativas conscientizando sobre a preservação do meio-ambiente”, finaliza.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Thaiara Silva