Secretário de Esportes do Distrito Federal é cidadão sergipano

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

Por meio de propositura do ex-deputado Luiz Mittidieri, o secretário de Esportes do Distrito Federal, Leandro Cruz Fróes da Silva, recebeu durante Sessão Especial na tarde desta segunda-feira, 10, na Assembleia Legislativa de Sergipe, o Título de Cidadão Sergipano.

Leandro Cruz agradecendo a homenagem

De acordo com ele, é  com muita alegria e felicidade que recebe esta homenagem. “Já fui agraciado com o Título de Cidadão Aracajuano e agora o Título de Cidadão Sergipano e é com muita alegria que recebo essa homenagem da Casa do povo e da deputada Maisa Mittidieri, representando o seu pai, que com muito carinho me agraciou com esse Título, mas não pôde estar presente, por estar viajando”, ressalta acrescentando que sem dúvida, procurou à frente do Ministério dos Esportes ser absolutamente democrático e atender de forma republicana, todos os estados brasileiros e Sergipe foi mais um deles.

Maisa Mittidieri: “esporte é também inclusão social” (Foto: Rede Alese)

Na oportunidade, a deputada Maisa Mittidieri destacou que Leandro Cruz é uma pessoa que ajudou muito o estado de Sergipe. “Principalmente nessa questão do esporte, que não é uma questão só de lazer, mas uma ferramenta muito grande de inclusão social; é um meio de saúde, psicológica e física. Ele trouxe muitos recursos para o nosso estado, ajudando na reforma do Batistão, as nossas corridas, além de construção de pistas de atletismo na Universidade Federal de Sergipe e um centro que está sendo construído no conjunto Bugio; então ele trouxe incentivos para o esporte, que infelizmente é uma área que nem todo mundo se interessa”, enfatiza.

Para o secretário municipal do Desporto, Antônio Hora Filho, o estado de Sergipe está reconhecendo na figura do ex-ministro do Esporte, Leandro Cruz, todo o trabalho prestado em favor do estado de Sergipe. “Um estado pequeno, mas na passagem do Leandro á frente do ministério, conseguiu captar bastantes recursos federais e na gestão dele nós pudemos nos nivelar em valores de investimento federal a grandes estádios. Temos obras renomadas que estão ainda em desenvolvimento, através dos convênios firmados; temos a reforma do Ginásio Constâncio Vieira em Aracaju, a reforma do Estádio Paulo Barreto de Menezes em Lagarto e a iniciação do Centro de Iniciação Esportiva aqui na capital, no conjunto Bugio”, elenca Antônio Hora.

Mesa

Composição da Mesa

A Mesa foi composta pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (MDB), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Nitinho Vitalles, a superintendente de Desporto, Mariana Dantas, representando o governador Belivaldo Chagas; o secretário municipal de Esportes, Antônio Hora Filho, as deputadas Maísa Mittidieri e Maria Mendonça, além do deputado federal por Sergipe, Fábio Mittidieri.

No plenário, os deputados Georgeo Passos, Garibalde Mendonça, o secretário municipal de Governo, Jorge Araújo Filho e amigos do secretário de esportes do Distrito Federal.

Homenageado

Leandro Cruz Fróes da Silva nasceu em 5 de novembro de 1969, no Rio de Janeiro. Possui graduação em Direito pela Universidade gma Filho, com experiência na área de Direito Público.

Entre 2006 e 2008, foi secretário de Trânsito, Transporte e Serviços Públicos de Nova Iguaçu, período em que coordenou o desenvolvimento e a implementação de políticas voltadas à mobilidade urbana.

EM 2009 foi presidente da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Nova Iguaçu, onde coordenou as atividades para tratamento adequado aos resíduos sólidos gerados no município; atuou como secretário da Defesa Civil de Nova Iguaçu e exerceu a função de assessor especial em órgãos como a Fundação de Apoio à Escola Técnica e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, além de ter sido assessor-técnico da Liderança do PMDB na Câmara dos Deputados.

Em 2016 assumiu a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer  e Inclusão Social do Ministério do Esporte, sendo responsável pela criação e desenvolvimento de novas políticas públicas no âmbito do desporto educacional e de participação, bem como pela continuidade de ações e programas já consolidados.

Em 2018, se tornou ministro de Estado do Esporte, atuando diretamente no planejamento e execução das ações governamentais relacionadas às diversas modalidades esportivas, educação, participação e alto rendimento e em janeiro de 2019, se tornou secretário de estado do Esporte e Lazer do Distrito Federal.

O presidente da Mesa na Sessão Especial, deputado Luciano Pimentel, destacou que o simples fato de a homenagem partir do ex-deputado Luís Mittidieri, já mostra o valor que o secretário de esportes do Distrito Federal tem para o estado de Sergipe.

Fotos: Edu Almeida