logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Seca, que já afeta mais de 63 mil sergipanos, preocupa deputada Linda Brasil

Por Assessoria Parlamentar

Dez municípios sergipanos estão em situação de emergência devido à estiagem, com destaque para Canindé de São Francisco e Poço Redondo, como as cidades mais afetadas do interior de Sergipe. Com preocupação, a deputada estadual Linda Brasil (Psol), ontem, 14, tratou do assunto no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), convocando o Governo do Estado para que seja elaborado um plano de ação estratégico mais eficiente para minimizar os impactos da seca, que já afeta mais de 63 mil sergipanas e sergipanos.

A parlamentar destacou que a situação também é grave em outros municípios, a exemplo de Carira, Nossa Senhora Aparecida, Tobias Barreto, Poço Verde, Frei Paulo, Pinhão, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória. Essas regiões têm sofrido principalmente pela  falta de água potável, problema evidenciado pela necessidade de assistência através de caminhões-pipa.

“Essa é uma situação preocupante, e a Defesa Civil já prevê que o número de municípios em situação de emergência pode aumentar nos próximos meses, indicando que a seca pode persistir. Para enfrentar de fato os desafios relacionados à seca, é necessário investir em soluções como infraestrutura hídrica sustentável, técnicas agrícolas resistentes à seca e programas de conservação de água. Em vez de focar apenas em respostas de emergência, é preciso investir em estratégias de convivência com o semiárido. Isso pode incluir a implementação de tecnologias sustentáveis, práticas agrícolas adaptadas, gestão sustentável dos recursos hídricos e a diversificação da economia local”, sugeriu.

Linda também pediu para que o Governo busque uma atuação mais efetiva com o Governo Federal e também o reconhecimento de situação de emergência. “Essa atuação com o Governo Federal é essencial para que os municípios recebam ajuda humanitária. O reconhecimento oficial da situação de emergência permite que recursos federais sejam alocados para apoiar essas comunidades. Estou acompanhando algumas ações promovidas pela Defesa Civil, mas reforço a necessidade de pensar de maneira inteligente, trazendo soluções sustentáveis, realizando ações estruturantes e permanentes, não podemos deixar que o povo continue sofrendo, todos os anos, sempre com os mesmos problemas. Problemas que são denunciados há anos, mas que não são solucionados e continuam provocando tanto sofrimento ao nosso povo”, finalizou.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo