Saúde Mental é discutida na Assembleia Legislativa de Sergipe

A nova política de saúde mental e as comunidades terapêuticas’ foi o tema da sessão especial convocada pelo deputado estadual Capitão Samuel (PSC) na manhã desta quinta-feira, 21, na Alese (Assembleia Legislativa de Sergipe).
O tema debatido na sessão teve o objetivo de discutir a nova política de saúde mental, onde todos os seguimentos ligados ao setor possam somar forças para e trazer melhorias neste trabalho tão essencial para as famílias sergipanas.

Segundo o Capitão Samuel foi importante discutir o tema saúde mental com as Diversas correntes que defendem a redução de danos, a abstinência, o SUS, o SUAS. “Hoje contamos com as presenças dos representantes do governo do estado, do município de Aracaju, dos CAPS e dos Conselhos Regionais de Assistência Social e Psicologia. Esta Audiência Pública foi uma oportunidade valiosa para discutirmos a saúde mental no estado de Sergipe, e principalmente buscarmos alternativas para que as famílias não fiquem sofrendo com os seus entes com problemas mentais ou com problemas com a dependência química. Vamos levar tudo o que foi dialogado aqui aos órgãos competentes do governo federal, para que possamos alcançar resultados positivos”, declara.

Para o Defensor Público, Anderson Amorim, quando se fala de saúde mental não existe uma ideia fechada, tem sempre um debate para aprimorar a atuação, seja da defensoria pública ou de qualquer outro órgão, do poder legislativo ou executivo. “Como tudo aqui é público e o bem comum é o que todos nós almejamos, é preciso atuar juntos. Não existe certo ou errado, mas se houver algum equívoco, que ele seja corrigido”, reforça.

A Coordenadora de Saúde Mental do Estado, Renata Roriz, diz que quando foi convidada para o debate pensou na forma de mobilizar as pessoas, na forma de fazer com que elas percebam a necessidade de cuidar dos próprios sentimentos e Como mostrar que a emoção vive dentro delas. Se as pessoas não cuidarem das suas emoções, elas serão reféns destes sentimentos e eles serão seus piores inimigos. “Aproveito para parabenizar o Capitão Samuel pela coragem de trabalhar o tema, onde temo nosso apoio para o enfrentamento deste grave problema de saúde pública” ressalta.

Presenças

Entre os palestrantes da sessão estiveram Renata Roriz, coordenadora de saúde mental do estado; João Junior, diretor de atenção integral à saúde; Anderson Amorim, Defensor Público; Conceição Mendonça, superintendente do SAMU, Tenente Filho, Corpo de Bombeiros; Jonatha Rabelo, Representante da secretaria municipal de assistência social.

Por Assessoria Parlamentar
Fotos: Divulgação Ascom