Saúde Bucal: data mundial destaca necessidade da prevenção de doenças

Responsável por colaborar com a prevenção de infecções e o agravo de algumas doenças, a exemplo de diabetes e anemia, a busca pela qualificação da saúde bucal no Brasil tem sido trabalhada desde os primeiros anos de alfabetização em escolas públicas e particulares com a finalidade de minimizar contratempos em médio e longo prazo. Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou que, somente no ano de 2019, 34 milhões de brasileiros com mais de 18 anos perderam 13, ou mais dentes; paralelo a este registro negativo, observou-se ainda que quase metade das pessoas com mais de 60 anos estão com a arcada dentária totalmente comprometida. Entre 2020 e 2023 houve estabilidade nestes números.

Na tentativa de conscientizar a população sobre os cuidados a serem adotados diariamente, profissionais da Saúde – sobretudo os dentistas –, destacam duas datas por ano como momento unificado de ação. No dia 25 de outubro o Ministério da Saúde, em parceria direta com todas as secretarias municipais e estaduais ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), põe em prática manifestações alusivas ao Dia Nacional da Saúde Bucal; já no dia de hoje, 20 de março, esta mobilização é voltada para o Dia Mundial da Saúde Bucal. Apesar dos números ainda serem preocupantes, a redução gradativa dos casos envolvendo maior gravidade é fruto de investimentos realizados em atividades educacionais desenvolvidas nas instituições de ensino de todas as classes sociais.

De igual modo aos cuidados a serem praticados por crianças e adolescentes, profissionais da odontologia chamam a atenção dos adultos para a contínua busca pela manutenção da saúde bucal. Pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi destacado que doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. Essas doenças costumam causar dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança e absenteísmo no trabalho ou na escola. Os funcionários que atuam na Assembleia Legislativa de Sergipe podem procurar o serviço de odontologia através do telefone (79) 3216-6834. A Diretoria de Atenção à Saúde da Alese fica na Rua Maruim, nº 65, região central de Aracaju.

Foto: Agência Brasil | EBC