Roubo de gado no agreste preocupa Georgeo

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

O deputado Georgeo Passos (Cidadania), destacou na sessão desta terça-feira, 22, o aumento de registros de roubos de gado no estado de Sergipe, principalmente nos municípios da Região Agreste, a exemplo de Ribeirópolis e Frei Paulo. Ele pediu apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), para a intensificação do combate a esse tipo de crime.

“Esse final de semana, infelizmente, esse problema voltou a acontecer em algumas propriedades de Ribeirópolis e de Frei Paulo, foram invadidas, levaram as reses até os currais, fizeram o abate ali mesmo e levaram a carne, deixando apenas o couro, a barrigada e as cabeças dos animais”, afirma.

Georgeo Passos solicitou uma ação conjunta entre a polícia militar e a polícia civil, voltada para o combate desse tipo de crime.

“Essa situação volta a se repetir e precisa ser combatida visando evitar todo o sofrimento dos animais e que as carnes entrem para a venda do consumo humano, de forma clandestina, pois além da questão de segurança pública, a questão é também de saúde pública. Desejamos que a Secretaria de Segurança Pública através da polícia civil e da polícia militar, possa reforçar o policiamento nessa região e o quanto antes pegar essas pessoas”, enfatiza.

Concurso

O deputado Georgeo Passos solicitou também a convocação dos aprovados no concurso público para Guarda de Segurança do Sistema Prisional. “Faço um apelo ao governador Belivaldo Chagas para a convocação das pessoas que foram aprovadas nesse concurso, cujo edital foi de 2018; os candidatos já passaram em todas as etapas e só está faltando a convocação”, entende.

Ele lembrou que foram destinadas 75 vagas para homens e 25 para mulheres. “Salvo engano, temos 397 aprovados e sabemos que 100 convocados não vai resolver o problema do sistema prisional; o governo alega que não tem recursos para promover essa convocação, mas quando a gente vai olhar como a Secretaria de Justiça está gastando o seu dinheiro, encontra contrato com a empresa Reviver, que por ano, recebe do governo de Sergipe, quase 60 milhões de reais para um efetivo pequeno”, alfineta.

“O que a gente deseja é que os concursados sejam convocados e que esse contrato com o governo do estado seja gradativamente ser diminuído e a gente possa realmente ter, quem passou no concurso público com seus méritos, trabalhando na Secretaria de Justiça. Estamos para inaugurar o novo presídio semiaberto de Areia Branca e não temos nenhum servidor para assumir aquela unidade. O governo vai mais uma vez fazer uma terceirização ou vai convocar os concursados”, indaga.

Fotos: Jadilson Simões