Por Assessoria Parlamentar
Nesta segunda-feira, 15, é comemorado o Dia da Escola e, em celebração, o Deputado Estadual Rodrigo Valadares resolveu destacar a importância que os estabelecimentos de ensino possuem e as dificuldades sofridas pelos milhares de estudantes por todo o mundo.
“Em tempos de pandemia, após meses sem frequentar as salas de aula, os alunos sofreram dificuldades e sentiram o quanto a falta do convívio diário com os professores e colegas afeta na aprendizagem”, disse.
Para o parlamentar, essa ausência necessária, além de servir para controlar a disseminação da Covid-19, serviu para reforçar o quanto a escola é importante na formação do cidadão.
“É preciso reconhecer que a escola é importante não só no processo de aprendizagem, mas também na formação do cidadão. Na escola, desde crianças, é onde todos aprendem a conviver com outras pessoas que não fazem parte do convívio familiar, estabelecem relações, criam laços de amizade, trocam conhecimentos e experiências.
Com esse distanciamento, podemos notar com mais clareza o impacto positivo que o ambiente escolar causa nos mais jovens e as dificuldades que trouxe na vida de todos os estudantes de qualquer faixa etária”, ressaltou.
Além disso, Rodrigo declarou que a mudança na realidade habitual serviu também para escancarar a triste realidade de alunos de baixa renda.
“A alternativa que as escolas encontraram para não paralisar as aulas foi o EAD, Ensino à Distância, e isso serviu para escancarar a dura realidade dos alunos de comunidades mais pobres, que acabam sendo prejudicados por falta de recursos como internet e equipamentos eletrônicos”, lamenta.
Recentemente, o deputado ajudou o estudante sergipano José Graziel, que sofria com a ausência de um computador para acompanhar as aulas, doando um notebook ao jovem. “A minha vontade é ajudar a todos estes alunos, mas infelizmente não é possível. Seguirei colaborando da forma que posso, que é fiscalizando e cobrando para que o poder público desempenhe ainda mais o seu papel e assista ainda mais àqueles que sofrem com a falta desses recursos”, disse ele.
Finalizando, Rodrigo Valadares contou que torce para que essa experiência seja fonte de valorização às escolas e pede a toda população paciência, pois o momento ainda é crítico.