logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Riscos da hibernação e privatização da Fafen serão debatidos na Alese

Será realizada na próxima segunda-feira, 25 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), uma audiência pública com o tema: “A hibernação e os riscos de privatização da Fafen” . O evento é uma realização conjunta dos mandatos do deputado federal por Sergipe, João Daniel (PT) e do deputado estadual Iran Barbosa (PT), do Sindicato dos Petroleiros de Sergipe (Sindipetro), Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O palestrante será ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, que falará sobre todas as consequências dessa hibernação e uma possível privatização, entre elas, o risco de demissão em massa dos trabalhadores da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), a alta dos preços dos fertilizantes, insumos essenciais à produção agrícola, o que coloca em risco nossa soberania nacional, uma vez que a produção de alimentos é fundamental para qualquer nação e a demanda do mercado brasileiro de fertilizantes é maior que a produção nacional.

Para se ter uma ideia, atualmente, a produção nacional de fertilizantes corresponde a apenas 30% do que é necessário. “Não compactuamos com essa medida do governo federal, porque ela trará e já está trazendo prejuízos ao estado e ao país, tanto no que diz respeito aos trabalhadores diretos e indiretos, à economia do estado, à produção de fertilizantes, entre outros danos”, ressalta o deputado João Daniel.

Ele apresentou no início deste mês, requerimento na Câmara solicitando ao ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite, informações sobre esse processo de hibernação da Fafen em Sergipe, a exemplo se a Petrobras realizou pesquisas ou estudos que comprovam, em definitivo, a inviabilidade técnica e/ou econômica da Fafen/Laranjeiras, justificando o encerramento, temporário ou definitivo, de suas atividades e que, caso tenha sido feito esse levantamento, que seja apresentado para análise.

“Quero saber também quem foi a empresa responsável por tais estudos e qual a conclusão desses levantamentos, e em que se baseou a administração da companhia para anunciar, em uma primeira etapa, o encerramento das atividades da Fafen e, em um segundo momento, diante da péssima repercussão da medida, a hibernação da fábrica”, completa.

Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Com informações da Ascom João Daniel

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo