O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSD), considerou o ano de 2025 muito produtivo nos aspectos institucional e legislativo. “Fortalecemos a transparência, valorizamos as relações com as instituições e, por meio da ação parlamentar, contribuímos para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, disse.
Ele destacou como um dos avanços no campo da transparência, a promulgação da Emenda Constitucional que acaba com o voto secreto nas deliberações sobre perda de mandato parlamentar e sobre veto governamental.
“Apresentamos a PEC (Proposta de Emenda Constitucional), que foi aprovada por unanimidade no plenário, para valorizar a transparência legislativa, a responsabilidade parlamentar e a democracia representativa. Agora essas matérias passam a ser deliberadas em sessão aberta, conforme a Constituição Estadual”, explicou.
Segundo Jeferson Andrade, outro marco da Alese em 2025 foi a realização de sessões itinerantes no interior do estado.
“Levamos a sessão plenária para Propriá, no Baixo São Francisco, e para Simão Dias, na região Centro-Sul, para ampliar a transparência das ações legislativas e a visibilidade da atividade parlamentar, aproximando mais o Parlamento da população e fortalecendo os vínculos com as comunidades”, afirmou.
Cooperação
Na esfera das relações institucionais, o presidente da Alese salientou a ampliação da cooperação técnica entre o Legislativo e instituições comprometidas com a cidadania, a ciência e o avanço da sociedade sergipana. Foram assinados acordos de cooperação com o Ministério Público Estadual, a Academia Sergipana de Letras Jurídicas (ASLJ) e o Instituto Sergipano de Direito Administrativo (Isda), com o objetivo de desenvolver ações conjuntas de formação cidadã e boas práticas legislativas.
Jeferson Andrade destaca também a realização do 1° Seminário Sergipano de Política Educacional – uma parceria entre a Alese e a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) que reuniu especialistas para discutir o fortalecimento de recursos destinados ao financiamento e melhoria da qualidade da Educação em Sergipe.
Tecnologia
O desenvolvimento econômico de Sergipe e a abertura de novas oportunidades de trabalho para a população sergipana também estiveram na agenda 2025 do presidente. No primeiro semestre, ele integrou a comitiva do governador Fábio Mitidieri (PSD) na Conferência de Houston (EUA) sobre Tecnologia Offshore. “Discutimos investimentos para o nosso estado em petróleo, gás natural e energia e voltamos muito otimistas com o futuro de Sergipe nessas áreas”, declarou.
De acordo com o parlamentar, a relação institucional e republicana entre Legislativo e Executivo tem gerado um clima de cooperação muito positivo, com repercussão na celeridade da tramitação e aprovação de Projetos de Lei que estão modernizando o Estado, fazendo a economia crescer e reduzindo as desigualdades sociais. Como exemplo, ele citou empréstimos autorizados pela Alese para o Governo investir em obras estruturantes e um conjunto de leis aprovadas pelos deputados que instituem políticas públicas de segurança alimentar e proteção social.
“Encerramos 2025 com um bom volume de realizações. o ano de 2026 chega com novos desafios. O trabalho continua por um Sergipe cada vez melhor para os sergipanos”, concluiu o presidente da Assembleia Legislativa.
Foto: Jadilson Simões- Agência Alese
