logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Retomada das aulas presenciais deve seguir protocolo de biosegurança

Por Aldaci de Souza

 Algumas atividades presenciais que estavam suspensas em virtude da pandemia da Covid-19 serão retomadas nos próximos dias no estado de Sergipe. As aulas nas escolas da rede particular de ensino estão marcadas para reiniciar nesta segunda-feira, 18. Na rede pública, a previsão é de retomada das aulas no dia 22 de março.

Para o retorno das aulas presenciais, devem ser seguidos protocolos de biossegurança definidos pela Prefeitura de Aracaju e pela Federação das Escolas Particulares com a finalidade de evitar a proliferação do novo coronavírus entre os estudantes e professores e funcionários das escolas.

O protocolo sanitário exige o uso de máscaras por toda a comunidade escolar, distanciamento social, controle de temperatura, limpeza e desinfecção, além de cuidados quanto ao uso do transporte escolar.

Quanto ao distanciamento social, as salas de aula devem ser organizadas para que haja a distância de 1 metro e meio entre as carteiras; as atividades em grupos, a exemplo de jogos, competições, festas e comemorações devem continuar suspensas.

As máscaras devem ser trocadas à cada três horas ou quando apresentarem umidade ou algum tipo de sujeira. É preciso que estejam cobrindo totalmente o nariz e a boca. As mãos devem ser higienizadas com frequência. Alimentos e objetos como copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Desinfecção

A desinfecção da escola deverá ser intensificada com frequência, principalmente as instalações sanitárias e todas as superfícies de maior contato. As crianças devem levar garrafinhas com água e os bebedouros deem ser trocados para que não haja contato com a boca.

A temperatura corporal dos funcionários e alunos deve ser feita logo na entrada, restringindo o acesso e orientando a buscar o Sistema de Saúde caso esteja acima de 37,8ºC ou apresentem sintomas respiratórios.

Caso haja alguma suspeita de contaminação, a direção da escola deve entrar em contato imediatamente com a família, para que seja iniciado o isolamento e os procedimentos indicados quanto ao comparecimento a uma unidade de saúde.

Sobre o transporte escolar, o protocolo determina que os veículos sejam devidamente desinfectado e higienizado pelos menos duas vezes ao dia; além da observância do uso de máscaras e espaçamento nos assentos.

Jogos

Os jogos do campeonato sergipano estão sendo realizados no Estádio Lourival Batista, desde o segundo semestre do ano passado. Mas, sem a presença de torcida (só com os jogadores, a comissão técnica e a imprensa). Já aconteceu a final do Campeonato Estadual e estão em andamento os jogos do Brasileirão Série B.

Quanto ao retorno das torcidas aos jogos nos estádios, ainda não foi definida uma data pelo governador Belivaldo Chagas, o que deverá ser feito após uma avaliação do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais, quanto ao cenário epidemiológico do estado, em virtude do alto índice de contaminação pelo novo coronavírus.

Foto: Agência Brasil

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo