Representantes do SOS Empregos pedem apoio aos deputados

Representante do Grupo SOS Empregos do município da Barra dos Coqueiros e de outros municípios que formam o Vale do Cotinguiba acompanharam a sessão na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na manhã desta quarta-feira, 17. Eles pediram apoio aos deputados estaduais, no sentido de que se faça cumprir uma lei visando aproveitar mão-de-obra local.

Clodoaldo Santos, líder do SOS Desemprego na Barra dos Coqueiros

Clodoaldo Santos, líder do SOS Empregos na Barra dos Coqueiros

“Foi aprovada na Câmara de Vereadores da Barra dos Coqueiros, uma lei para que seja aproveitada 70% de mão-de-obra local, mas não estão respeitando. Estão trazendo mão-de-obra de fora do Estado e nós não podemos deixar isso acontecer. Tem uma parada de manutenção agora em junho na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Laranjeiras que vai pegar cerca de mil pessoas de fora e nós temos mão-de-obra qualificada”, destaca Clodoaldo Santos Melo, representante do SOS Empregos da Barra dos Coqueiros.

Clodoaldo Santos informou que somente naquele município, são muitas pessoas desempregadas e cadastradas no grupo. “Nós estamos sendo penalizados. Na Barra dos Coqueiros temos em média 200 pessoas cadastradas nas diversas funções como: técnico em mecânica, caldeireiro, encanador, mecânico-montador, montador de andaime, pedreiros. Todos qualificados”, ressalta.

Georgeo Passos saiu em defesa dos desempregados

Na oportunidade, o deputado Georgeo Passos (PTC), destacou que no Brasil, são cerca de 14 milhões de desempregados. “E em Sergipe, quase sete mil sergipanos perderam o desemprego no início deste ano, somando um total 12 mil e 400 desempregados nos últimos anos. É algo que precisa ser manifestado para que se possa ter a retomada do crescimento e emprego e renda”, entende.

O deputado destacou que os sergipanos não estão acolhidos em outros Estados e nem em Sergipe.

“O Governo do Estado tem a oportunidade de amenizar o sofrimento de tantos pais de família com a construção da usina termoelétrica na Barra dos Coqueiros, abrangendo investimento de 5 bilhões de reais. Só que mais uma vez a mão-de-obra dos sergipanos não está sendo aproveitada nesse empreendimento. Se verificam constantemente ônibus chegando com trabalhadores de outros estados. Não temos nada contra os trabalhadores de outros estados, mas temos pessoas qualificadas em Sergipe e não estamos vendo abertura dessas vagas para essas famílias”, acrescenta.

Pastor Antônio: "Proponho formar uma comissão de deputados em prol dos trabalhadores"

Pastor Antônio: “Proponho formar uma comissão de deputados em prol dos trabalhadores”

Em aparte, o deputado Antônio dos Santos (PSC) destacou que o Governo do Estado ao conceder benefícios fiscais aos empresários, deve atrair empregos. “De que adianta anunciar que vai gerar 1.700 vagas com a construção da usina termoelétrica na Barra dos Coqueiros, se essas vagas não vão beneficiar os sergipanos? Eu sugiro a formação de uma comissão de parlamentares para marcar reuniões com a direção da Fafen e da termoelétrica, para fazermos um apelo visando a contratação de trabalhadores sergipanos”, completa o pastor Antônio dos Santos.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: Jadilson Simões