Na manhã de hoje, 27, a deputada estadual, Goretti Reis recebeu em seu gabinete o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais de Sergipe (Sinpose), Carlos Eduardo de Oliveira e alguns peritos que solicitaram da parlamentar apoio para sua pauta de reivindicações que está pontuada em três quesitos: valorização dos trabalhadores; condições de trabalho e medidas administrativas para reestruturar e aperfeiçoar o órgão.
De acordo com o presidente a pauta se encontra na Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão(Seplag) e a busca pela deputada é para que se consiga viabilizar as reivindicações apresentada. “Estamos em uma situação tão precária que 35% dos aprovados no último concurso realizado em 2014 pediram exoneração ou não assumiram devido as condições encontradas em Sergipe, que hoje está como a pior do nordeste e a segunda pior do País. Em um concurso onde 56% dos médicos legistas e 29% dos peritos criminais perderam o interesse pelo cargo é possível se imaginar nossa situação de trabalho. Buscamos a deputada por ser enfermeira e ter curso forense, o que nos tranquiliza, por ter conhecimento da importância de nosso trabalho como perito. Isso é um grande passo, discutir com quem entende e defende a bandeira da justiça.
A parlamentar se prontificou a apoiar os peritos e de imediato entrou em contato com a Seplag para um agendamento já para a próxima semana com a secretária executiva da Seplag. “Irei verificar o impacto financeiro que venham causar as demandas e paralelo a isso implementar a abertura de diálogos com o governo para uma provável negociação. Aproveitei a ocasião para solicitar aos peritos que incluam o enfermeiro forense na equipe de perícia, uma luta antiga porque sei da importância desses profissionais no momento de uma perícia. É muito importante ter profissionais capacitados para se desvendar diversos crimes, sejam homicídios, suicídios ou crimes de violência sexual. Vamos sim se engajar em mais essa luta”, conclui Goretti.
Por Assessoria Parlamentar