Representantes da Marinha recebem Título de Cidadania Sergipana

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

Foram entregues na tarde desta segunda-feira, 29 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, Títulos de Cidadania Sergipana ao almirante de Esquadra da Marinha, Cláudio Portugal de Viveiros (propositura do ex-deputado Venâncio Fonseca), ao vice-almirante Marcelo Francisco Campos e ao Capitão de Fragata Alessandro Pires Black Pereira (proposituras do presidente da Alese, deputado Luciano Bispo).

Plenário ficou lotado

“Os três homenageados da Marinha fazem muito pelo Estado de Sergipe e pelo Brasil. Talvez muita gente não tem conhecimento do quanto eles fazem e o capitão Black que está conosco em Sergipe há quase dois anos, tem feito um trabalho social junto ao povo sergipano e às crianças na Marinha”, destaca o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo.

Visivelmente emocionado, o Capitão de Fragata Alessandro Pires Black Pereira, destacou as ações sociais realizadas pela Marinha no Estado de Sergipe.

“Nós desenvolvemos ações psicossociais nos municípios mais carentes, fornecimento de alimentos para os venezuelanos que estão que estão aqui acolhidos; ações na área do esporte, distribuição de coletes salva-vidas e conscientização de atividades pesqueiras; passeios com grupos de crianças com câncer e ainda esse ano vamos promover um passeio com grupos de cadeirantes, parceria com a coordenação da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe, entre outras”, ressalta.

Momento do Hino Nacional

E completou agradecendo a honraria aos deputados. “Me sinto muito honrado com essa honraria, pois estamos aqui há mais de um ano e meio à frente da Capitania dos Portos de Sergipe realizando um trabalho com muita dedicação ao povo sergipano e procurando sempre atender às expectativas em relação às autoridades e a população em relação aos pilares da segurança, ao tráfego aquaviário e prevenção da poluição hídrica por embarcações. Eu já era sergipano de coração e agora serei de direito”.

Distrito Naval

Vice-almirante Marcelo Campos

O comandante do Segundo Distrito Naval, o vice-almirante Marcelo Francisco Campos, também destacou o recebimento do Título de Cidadão Sergipano. “É uma honra muito grande receber esse título e eu acredito não ser uma honraria pessoal, mas para a instituição pelo trabalho que a Marinha realiza aqui no Estado de Sergipe. Nós temos a nossa Capitania dos Portos que já está há 164 anos estabelecida em território sergipano”, ressalta acrescentando que atua em Salvador (BA), mas a abrangência do Segundo Distrito Naval é nos Estados da Bahia, Sergipe e parte de Pernambuco.

Almirante de Esquadria Cláudio Viveiros

De acordo com o almirante de Esquadria da Marinha, Cláudio Portugal de Viveiros, ser intitulado como Cidadão Sergipano é motivo de muito orgulho. “Eu tive a oportunidade de comandar o segundo Distrito Naval que tem jurisdição aqui em Sergipe e pude conviver com todo esse povo maravilhoso que acolhe bem a Marinha. Nós temos laços históricos no estado que representa muito a Marinha e a Marinha retribui com seu trabalho”, enfatiza.

O Capitão de Fragata Alessandro Pires Black Pereira nasceu na cidade do Rio de Janeiro, assim como vice-almirante Marcelo Francisco Campos. Já o almirante de Esquadria da Marinha, Cláudio Portugal de Viveiros, é natural da cidade de Varginha, Estado de Minas Gerais.

Capitão de Fragata Alessandro Black

Estiveram presentes à Sessão Especial, os deputados Luciano Bispo, Luciano Pimentel, Georgeo Passos, Maria Mendonça, Diná Almeida, Dilson de Agripino e Adailton Martins. O deputado Venâncio Fonseca não pôde comparecer em virtude de ter se submetido a uma cirurgia recentemente.

Mesa

Composição da Mesa

A mesa foi composta pelo presidente Luciano Bispo, o deputado Luciano Pimentel, o comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Marcone Santos, representando o governador Belivaldo Chagas, o comandante do 28 Batalhão de Caçadores, coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho, o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Osório de Araújo Ramos e o comandante do Destacamento do Controle do Espaço Aéreo de Aracaju, capitão André Marcelo da Silva.

Marinheiros lotaram as galerias e no plenário, amigos e autoridades dos homenageados acompanharam os discursos.

Fotos: Edu Almeida