Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Termina nesta quarta-feira, 6, o prazo para que o eleitor que quiser votar nas próximas eleições, possa regularizar a situação eleitoral, fazer o primeiro título e pedir transferência de domicílio.
De acordo com o Calendário Eleitoral 2020, a partir da quinta-feira, 7 de maio até o final da eleição, o Cadastro Eleitoral ficará fechado, sendo permitida apenas a emissão de segunda via do título.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), informou que em virtude do período da pandemia do novo coronavírus, os cidadãos poderão regularizar a situação eleitoral por meio de um requerimento que deverá ser feito até às 23h59 desta quarta-feira, por meio de formulário eletrônico (Título Net).
Com isso, o eleitor poderá garantir o direito ao voto sem a necessidade de comparecer a um cartório eleitoral. Já o eleitor que necessitar da segunda via durante o período em que estiver mantida a suspensão do atendimento presencial, deverá baixar o aplicativo e-Título ou emitir uma certidão de quitação eleitoral disponível no sítio da internet no TRE/SE.
Segundo a justiça eleitoral, a regularidade do título de eleitor é uma exigência para a obtenção de diversos outros documentos (a exemplo de passaportes e carteiras de identidade); obtenção de empréstimos, inscrição em concursos e posse em cargos; renovação de matrículas em estabelecimentos de ensino oficial, além da prática de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
*Com informações do TRE/SE