logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Redução da alíquota do ICMS marca o início da transformação econômica de Sergipe, avalia Cristiano Cavalcante

Por Assessoria Parlamentar 

Os primeiros projetos do ‘Desenvolve Sergipe’ foram aprovados na Assembleia Legislativa (ALESE) nesta quinta-feira, 30. O pacote, formado por 11 projetos, foi entregue pelo governador Fábio Mitidieri e tem por objetivo tornar Sergipe um Estado mais propício a receber novos investimentos, buscando a geração de emprego e renda. 

Entre os textos aprovados, está o Projeto de Lei 95/2023, que reduz o percentual do ICMS em Sergipe de 22% para 19%, em itens como combustíveis, comunicação e energia elétrica, já a partir do próximo sábado, 01 de abril.

Na avaliação do líder do governo na Assembleia Legislativa, Cristiano Cavalcante, a vinda do governador Fábio Mitidieri para dialogar sobre os projetos é um gesto de respeito ao Poder Legislativo.

“Este ano, o governador já veio aqui duas vezes, demonstrando o respeito que tem por essa Casa e, mesmo resguardando a independência dos Poderes, fez questão de estar aqui entregando os projetos da primeira etapa do Plano de Desenvolvimento de Sergipe. São projetos que, sem dúvida alguma, vão tornar Sergipe um ambiente extremamente favorável para o desenvolvimento, a geração de emprego e renda para a população”, afirmou.

O projeto foi amplamente debatido pelos parlamentares, que aprovaram duas emendas, uma delas de autoria de todos os parlamentares. Na visão do líder do governo na ALESE, uma demonstração da autonomia do Legislativo em Sergipe.

“Nós aqui tivemos um papel importante. Somos os responsáveis por delimitar o caminho percorrido por nosso Estado para o futuro, ouvindo as ruas e a cobrança popular, ouvindo os empresários, como tivemos a visita do Fórum Empresarial de Sergipe, e sendo a voz dessas necessidades, como fizemos no debate de hoje, apresentando e discutindo emendas, necessárias para o aperfeiçoamento do projeto”, concluiu Cristiano.

Desenvolve Sergipe

O ‘Desenvolve Sergipe’ está fundamentado em quatro vetores de atuação: atualização da legislação do estado; planejamento e execução de projetos de infraestrutura; alinhamento de programas e ações estratégicas, com foco na geração de emprego e renda; e no fortalecimento do papel do Banco do Estado de Sergipe (Banese) nas ações de fomento econômico.

Além da redução de impostos, os novos projetos de lei também preveem o aperfeiçoamento da estrutura tributária e fiscal; a melhoria do ambiente de negócios; a modernização da governança, com a implementação de instrumentos como as Parcerias Público-privadas (PPPs) e as Organizações Sociais; e a instituição de Programas Governamentais. A expectativa do Governo do Estado é de encaminhar, até o final do mês de abril, mais dez novos Projetos de Lei sobre ações complementares.

Foto: Reinaldo Moura

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo