Recursos de emendas impositivas são destinados a instituições culturais

20/6/2022

Por Ethiene Fonseca/Agência de Notícias Alese

Três instituições serão contempladas com recursos provenientes de emendas impositivas de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado estadual Luciano Bispo. São elas: a Sociedade Filarmônica 28 de Agosto (Sofiva), o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS) e a Sociedade Beneficente dos Trabalhadores de Itabaiana. A assinatura dos termos foi nesta segunda-feira (20), na Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap).

Presidente Luciano Bispo e o vice-presidente do IHGS, Igor Albuquerque

“As emendas vieram para ajudar a governabilidade dos deputados perante o Estado. Eles puderam ajudar muitos setores dos seus municípios e da própria capital. No caso das minhas emendas, estou ajudando a Sociedade Beneficente dos Trabalhadores e a Sofiva, que é uma instituição importante em Itabaiana, que faz parte da cultura itabaianense. Eles têm dado muito apoio a Itabaiana. Também vamos ajudar o Instituto Histórico e Geográfico, que é a instituição mais antiga do Estado de Sergipe. Já tínhamos brigado para que pudéssemos conseguir perante o Governo do Estado a reforma do prédio e, agora, estamos conseguindo uma emenda para que possa comprar equipamentos para modernizar o Instituto”, relatou o presidente Luciano Bispo.

Com atuação no município de Itabaiana, a Sociedade Filarmônica 28 de Agosto foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe em 2020 pela Lei 8.713, aprovada na Alese, pelos seus serviços prestados na área artística. A presidente da Sofiva, Kelly Regina da Silva Carvalho, destacou o papel que a instituição realiza junto aos jovens de Itabaiana, agradecendo o deputado Luciano Bispo pela destinação dos recursos.

“A Sociedade Filarmônica 28 de Agosto tem 10 anos. A gente trabalha com a cultura itabaianense, com música. A gente está buscando a construção da nossa sede. A gente não tem ainda, fica em um lugar cedido. Isso vai ajudar bastante nessa construção. A gente busca sempre o melhor e apareceu essa emenda. Já é a segunda vez que Luciano está colaborando com a gente, vai ser de grande ajuda. Itabaiana precisa disso. A gente está aí para ajudar”, comentou Kelly Regina.

Elivânia Vieira, da Sociedade Beneficente dos Trabalhadores de Itabaiana

Responsável por administrar a Quadrilha Balança Mas Não Cai, a presidente da Sociedade Beneficente dos Trabalhadores de Itabaiana, Elivânia Vieira Santos, ressaltou que os recursos chegam em uma hora oportuna, tendo em vista os investimentos que são necessários para a realização das atividades culturais durante o período junino, que fazem parte das tradições sergipanas.

“Essa emenda impositiva veio na hora certa para a nossa quadrilha. São muitos gastos, a quadrilha gera uma despesa enorme. Para este ano, que foi um ano atípico, os recursos são bem-vindos e estão fazendo com que a gente tenha mais incentivo e valorização para a cultura e para as quadrilhas juninas de Sergipe”, comentou a presidente Elivânia.

Cultura

Também contemplado pelas emendas, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe foi fundado em 1912 na cidade de Aracaju, atuando como sociedade civil sem fins lucrativos de promoção de estudos e pesquisas voltados à ciência. A presidente da instituição, Aglaé Fontes, fez questão de falar sobre a importância histórica do IHGS. Ela lembrou que, em agosto, o Instituto completa 110 anos de atuação.

Aglaé Fontes, presidente do IHGS

“É a primeira vez que o Instituto se vê tão privilegiado pela sensibilidade dos deputados de Sergipe. Não só na obra que está acontecendo, mas também nessas emendas impositivas que vão nos permitir organizar o Instituto com aparelhagens mais modernas. Eu só tenho como agradecer aos deputados, ao Estado de Sergipe, a todos que colaboraram com essa atualização de tecnologia para o Instituto Histórico, que tanto serviço presta à comunidade. E os nossos autores sergipanos, pois também temos uma biblioteca especializada em autores sergipanos. É por isso que toda a vida se chamou o Instituto de ‘A Casa de Sergipe’. É uma casa mesmo, onde mora muita gente”, ponderou a presidente do IHGS.

Quem também participou da assinatura dos termos de emendas impositivas foi o vice-presidente do Instituto, Igor Albuquerque, que é subsecretário-Geral da Mesa Diretora da Alese. Ele ressaltou que hoje é um dia de alegria para o IHGS, que vai poder implementar melhorias a partir dos recursos destinados pelo deputado Luciano Bispo. Igor pontuou que a gestão do parlamentar frente ao Poder Legislativo Estadual tem buscado valorizar a cultura sergipana em várias frentes, a exemplo dos projetos desenvolvidos pela TV Alese e pela Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese).

“Tendo em vista o valor do patrimônio histórico e artístico que temos no Instituto é que nós estamos festejando no dia de hoje a destinação de emendas impositivas do deputado Luciano Bispo. Deve-se destacar que ele, tanto como deputado estadual, como presidente da Assembleia, tem tido um olhar diferenciado para a área cultural do Estado. Ele tem privilegiado instituições culturais na destinação de recursos via emendas, como também na própria Assembleia, através dos seus diversos canais, a TV Alese e a Agência de Notícias Alese. A gestão dele tem trazido novas iniciativas culturais para o Legislativo sergipano, a exemplo daquelas que são promovidas pela Escola do Legislativo, pela Cia de Arte Alese, dentre várias outras”, finalizou.

Fotos: Joel Luiz